Moderna anuncia vacina COVID-19 estável a temperaturas 2 a 8 graus Celcius

Vacina candidata COVID-19 da Moderna permanece estável, até 30 dias, a temperaturas de frigoríficos normais a 2 a 8 graus Celcius. A temperatura de armazenamento e de transporte é de 20 graus negativos para um tempo de validade de 6 meses.

Moderna anuncia vacina COVID-19 estável a temperaturas 2 a 8 graus Celcius
Moderna anuncia vacina COVID-19 estável a temperaturas 2 a 8 graus Celcius. Foto: DR

A biotecnológica Moderna, especializada em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA), anunciou novos dados que mostram que a vacina (mRNA-1273) que vem desenvolvendo para a COVID-19, permanece estável em 2 a 8 graus Celcius de temperatura de um frigorifico doméstico ou médico durante 30 dias, estável a 20 graus Celcius negativos durante seis meses, em condições refrigeradas por até 30 dias e em temperatura ambiente até 12 horas.

“Acreditamos que os nossos investimentos em tecnologia de entrega de mRNA e desenvolvimento de processos de fabricação vão permitir-nos armazenar e enviar a nossa vacina candidata COVID-19 a temperaturas que se encontram em arcas e refrigeradores farmacêuticos facilmente disponíveis”, referiu Juan Andres, Diretor de Operações Técnicas e Diretor de Qualidade da Moderna.

Juan Andres acrescentou: “A capacidade de armazenar a nossa vacina durante 6 meses a 20 graus Celcius negativos, incluindo até 30 dias em condições normais de frigorifico após o descongelamento, é um desenvolvimento importante e que vai permitir uma distribuição mais simples e mais flexibilidade para facilitar a vacinação em larga escala nos Estados Unidos e outras partes do mundo.”

Envio e armazenamento de longo prazo: para envio e armazenamento de longo prazo, Moderna espera que a mRNA-1273 seja mantido a 20 graus Celcius negativos, igual à temperatura da maioria dos frigoríficos domésticos ou médicos, durante 6 meses. Usar temperaturas de congelamento padrão de 20 graus Celcius negativos é um método mais fácil e mais estabelecido de distribuição e armazenamento do que o ultracongelamento. A maioria das empresas de distribuição farmacêutica tem a capacidade de armazenar e enviar produtos a 20 graus Celcius negativos para todo o mundo.

Armazenamento por refrigeração: Após o descongelamento, para facilitar o armazenamento nos pontos de administração da vacina, A Moderna espera que o mRNA-1273 permaneça estável em condições padrão de refrigeração de 2 a 8 graus Celcius até 30 dias dentro do prazo de validade de 6 meses. A estabilidade em condições de refrigeração permite o armazenamento na maioria das farmácias, hospitais ou consultórios médicos.

Temperatura Ambiente para Vacinação: Uma vez que a vacina é retirada do frigorífico para administração, pode ser mantida em condições de temperatura ambiente até 12 horas.

Não há diluição no local de vacinação: A vacina não exige diluição no local ou manuseamento especial, o que facilita a vacinação em uma variedade de ambientes, incluindo farmácias e consultórios médicos.