Modo de uso da mascara facial define eficiência na proteção da COVID-19

Uma máscara de tecido de três camadas sobre uma máscara cirúrgica fornece melhor proteção contra aerossóis respiratórios. A proteção pode ser mais de 85% no caso dos aerossóis da tosse e mais de 91% dos aerossóis exalados.

Modo de uso da mascara facial define eficiência na proteção da COVID-19
Modo de uso da mascara facial define eficiência na proteção da COVID-19

As conclusões de um novo estudo publicado no American Journal of Infection Control fornecem orientação para aumentar a eficácia das máscaras faciais para reduzir a propagação de patógenos infeciosos respiratórios, incluindo o SARS-CoV-2.

O estudo permitiu identificar combinações específicas de máscaras e modificações de encaixe na face que podem ser implementadas por profissionais de saúde, pacientes e pelo público em geral para melhorar o ajuste e o desempenho da máscara.

As máscaras faciais são usadas para reduzir a propagação de vírus infeciosos, como o SARS-CoV-2, que são transmitidos por aerossóis respiratórios e gotículas produzidas durante atividades como falar, respirar e tossir. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomenda uma máscara com várias camadas, que cubra o nariz e a boca para formar uma vedação contra o rosto.

“O desempenho das máscaras faciais como dispositivos que controlam a disseminação de infeções depende da capacidade do material da máscara de filtrar aerossóis e de como a máscara se ajusta ao utilizador”, referiu Françoise M. Blachere, bióloga de investigação e autora principal do artigo.

A investigadora e os outros especialistas envolvidos no estudo usaram pessoas e manequins simuladores para avaliar o desempenho de vários tipos de máscara, combinações e modificações. Os investigadores conduziram uma variedade de experiencias que simularam tosses e exalações e, em seguida, mediram a eficiência das máscaras no bloqueio de aerossóis respiratórios.

Os resultados mostram que colocar uma máscara de tecido de três camadas sobre uma máscara cirúrgica (máscara dupla) ou prender uma máscara cirúrgica com uma cinta elástica forneceu a melhor proteção contra aerossóis respiratórios. As máscaras médicas sem modificação bloquearam mais de 56% dos aerossóis para a tosse e mais de 42% dos aerossóis exalados; comparativamente, colocar uma máscara de pano sobre uma máscara médica bloqueou mais de 85% dos aerossóis para tosse e mais de 91% dos aerossóis exalados e a adição de uma braçadeira sobre uma máscara cirúrgica bloqueou mais de 95% dos aerossóis para tosse e mais de 99% dos aerossóis exalados.

Usar protetores de orelha ou uma alça de orelha, ou dar nós e dobrar a máscara, também aumentou o desempenho em comparação com máscaras cirúrgicas sem modificação. Duas outras modificações no ajuste da máscara como cruzar os ganchos de orelha ou colocar um suporte sob a máscara, não aumentaram o desempenho.

“Desde o início da pandemia COVID-19, tem havido uma confusão considerável sobre o uso mais eficaz de máscaras faciais, especialmente entre o público em geral, para reduzir a propagação da infeção”, disse Ann Marie Pettis, presidente da Associação de Profissionais em Controlo de Infeção e Epidemiologia. “As descobertas do estudo são importantes e oportunas porque identificam combinações práticas e específicas de máscaras faciais e modificações na máscara que podem melhorar a vedação da máscara e, assim, reduzir de forma mensurável a expulsão de aerossóis infeciosos para o ambiente.”