Moody’s muda perspetiva ‘rating’ de Portugal para positiva

Agência Moody’s alterou hoje a perspetiva de ‘rating’ de Portugal para positiva. A decisão da Moody’s segue-se a idêntica iniciativa tomada pela agência Fitch em 16 de junho.

Mário Centeno, Ministro das Finanças
Mário Centeno, Ministro das Finanças. Foto: TV Europa

A alteração das perspetivas de ‘rating’ de Portugal para positiva pela agência Moody’s, reflete, no entender do Ministério das Finanças (MF), “um reconhecimento cada vez mais amplo dos sólidos resultados económicos e financeiros alcançados por Portugal e reiterando a confiança no percurso futuro.”

“Esta decisão abre caminho para uma atualização do rating da República para o grau de investimento de qualidade, que decorrerá da confirmação da sustentabilidade do crescimento económico, da qualidade da gestão orçamental e do impulso reformista do Governo”, refere comunicado do MF.

Mário Centeno, Ministro das Finanças, afirmou: “Esta decisão da Moody’s vem juntar-se a um crescente reconhecimento por parte de vários atores institucionais e privados quanto à solidez da economia portuguesa”, e acrescentou: “A Moody’s vem reconhecer os avanços registados na gestão orçamental e salientar a abrangência do crescimento económico alicerçado no investimento e nas exportações. Mais importante ainda é o facto de Portugal estar a conseguir aliar estas duas dinâmicas enquanto gera emprego e, assim, reforça a confiança no futuro”.

Para o MF “a Moody’s assinala ainda o eficaz controlo da despesa e a gestão credível da dívida pública, confirmando as perspetivas da sua diminuição”, dado que “os resultados obtidos nestes campos garantem simultaneamente o equilíbrio das contas públicas e um crescimento sustentável e inclusivo, assente num esforço reformista orientado para melhorar o potencial de crescimento do país.”