Município de Lamego atribui bolsas de estudo para o ensino superior

Com o objetivo de apoiar e incentivar o acesso dos estudantes do concelho de Lamego ao Ensino Superior, a Câmara Municipal atribui 12 bolsas de estudo para o ano letivo 2021/2022. As candidaturas estão abertas até dia 17 de dezembro.

Município de Lamego atribui bolsas de estudo para o ensino superior
Município de Lamego atribui bolsas de estudo para o ensino superior. Foto: DR

A Câmara Municipal de Lamego está a apoiar e a incentivar o acesso dos estudantes do concelho ao ensino superior a atribuindo bolsas de estudo. Para o ano letivo 2021/2022 a o Município atribui 12 Bolsas, incluindo renovações e primeiras atribuições. Cada Bolsa contempla a atribuição de uma mensalidade de 100€, ao longo de dez meses, num total anual de 1000€.

As bolsas são destinadas a estudantes residentes no concelho de Lamego que frequentem ou ingressem no Ensino Superior (Universidades, Institutos Politécnicos, Institutos e Escolas Superiores). A atribuição das Bolsas tem em conta o menor rendimento per capita do respetivo agregado familiar; o melhor aproveitamento escolar; a menor idade do candidato; e os alunos que frequentem os estabelecimentos de ensino superior do concelho, ou fora deste, cujos cursos considerem as necessidades específicas do mercado de emprego da região.

“Estas Bolsas de Estudo pretendem, acima de tudo, apoiar os alunos lamecenses economicamente mais carenciados e que de outra forma teriam uma maior dificuldade no acesso aos estudos. Por outro lado, é importante sublinhar também que estes apoios são não só uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, melhorando o tecido económico do concelho, mas também de possibilitar a formação de quadros superiores, contribuindo para um equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”, referiu Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, citado em comunicado.

A Câmara Municipal de Lamego indicou que as candidaturas às bolsas municipais estão disponíveis até 17 de dezembro, através da documentação necessária a entregar nos serviços da Câmara ou através do envio pelos correios.