Na semana do Dia Mundial da Alimentação o alerta é para maior consumo de fruta

“Maria”, a marca de fruta portuguesa, alerta os portugueses para maior consumo de fruta. Na semana do Dia Mundial da Alimentação o Grupo Luís Vicente assume, como responsabilidade social, contribuir para uma alimentação mais saudável.

Na semana do Dia Mundial da Alimentação o alerta é para maior consumo de fruta
Na semana do Dia Mundial da Alimentação o alerta é para maior consumo de fruta. Foto: DR

Dados do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, indicam 80% dos portugueses consumem fruta todos os dias, mas a maioria come apenas uma peça de fruta. Uma quantidade muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de 3 a 5 peças.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia refere que as estatísticas mostram que, a nível nacio­nal, quase metade da população apresenta excesso de peso e que perto de um milhão de adultos sofre de obesidade, também Estudo que envolveu a Associação Portuguesa Contra Obesidade Infantil (APCOI), o Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), e baseado em dados recolhidos nas escolas participantes no projeto Heróis da Fruta no ano letivo 2017/2018, concluiu que 32% das crianças apresenta excesso de peso e 14% eram obesas.

Por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de outubro, o Grupo Luís Vicente, através da sua nova marca de fruta 100% portuguesa, “Maria”, deu conta da necessidade de alertar os portugueses para a necessidade urgente da haver uma mudança de hábitos na alimentação diária e que essa mudança também passa por um maior consumo diário de fruta.

Para Miguel Barbosa, Diretor-Geral do Grupo Luís Vicente, missão da empresa também passa “por alertar para os benefícios de uma alimentação saudável, na qual a fruta é uma peça fundamental” e acrescentou: “A “Maria” é a nossa nova marca para a fruta portuguesa, com a qual vamos desenvolver ao longo dos próximos meses iniciativas para promover o maior consumo de fruta, começando com este alerta no Dia Mundial da Alimentação”.

O Grupo Luis Vicente é parceiro da APCOI e através do programa Heróis da Fruta, tem vindo a desenvolver um excelente trabalho junto das escolas, “impactando diariamente mais de 50.000 crianças, promovendo o consumo de frutas desde os primeiros anos”.

Para a nutricionista Zélia Santos, presidente do Conselho Executivo do Movimento 2020, um projeto dedicado à saúde alimentar dos portugueses, “os princípios básicos da Dieta Mediterrânica deviam estar enraizados na nossa cultura, mas a mudança de hábitos de vida, orçamentos familiares reduzidos, horários curtos e o stress diário, levam-nos a recorrer a refeições menos saudáveis”.

Zélia Santos acrescentou que no momento em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação é importante “relembrar o básico, e promover o aumento do consumo diário de fruta. Para isso, basta colocar todos os dias na mala 1 maçã e/ou 1 pera, assim como não o esquecer nas lancheiras para as escolas”.

Para além de benefícios para a saúde, o consumo de fruta portuguesa está também a apoiar a economia e agricultura nacionais. Pera Rocha e Maçã Gala são exemplos disso, e são ótimos aliados para uma alimentação saudável. Grupo Luis Vicente leva a marca “Maria” a frutas como pera e maçã mas também a outras a Ameixa, Pêssego, Nectarina, Dióspiro e Marmelo.

Alimentação Saudável, Responsabilidade Social e Sustentabilidade é também o lema que “Maria” dedica durante a semana que marca o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é colocar os portugueses a consumir mais fruta e assim cuidar melhor da sua saúde.