“Namorar com Fair Play” recebe jovens para combater violência no namoro

Rede Nacional de Voluntariado – “Namorar com Fair Play” abre inscrições para jovens voluntários/as para ações promotoras da prevenção da violência no namoro. Estudo indica que 67% dos jovens considera legitimo alguns tipos de violência.

“Namorar com Fair Play” recebe jovens para combater violência no namoro
“Namorar com Fair Play” recebe jovens para combater violência no namoro. Foto: TVEuropa

A Rede Nacional de Voluntariado – “Namorar com Fair Play”, uma campanha promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), junto de escolas e associações juvenis, e que tem como objetivo desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro, abre inscrições para jovens voluntários/as.

A ação de voluntariado jovem é dirigida à população juvenil desde os 16 aos 30 anos, para incentivar, de forma lúdico-pedagógica, uma cidadania ativa e participativa, contribuindo para a promoção de relações de namoro saudáveis e igualitárias.

Os voluntários recebem formação para desenvolver ações, durante cerca de sete meses, em escolas, associações juvenis e outras entidades.

A ação de voluntariado jovem “Namorar com Fair Play” já envolveu centenas de voluntários, e envolveu ações em mais de 250 entidades, e desencadeou mais de 500 ações, tendo abrangido mais de 32 mil participantes.

Os dados do Estudo Nacional da Violência no Namoro 2019, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), demonstram a necessidade de agir para erradicar a violência no namoro. O estudo indica que 67% dos jovens inquiridos (num total de cerca de 5 mil jovens de todo o país) legitimam pelo menos um tipo de comportamento de violência, destacando-se:

violência por controlo com 27%;

violência por perseguição com 24%;

violência sexual com 24%;

violência através das redes sociais com 23%;

violência psicológica com 16%;

violência física com 9%.

Em face dos dados há necessidade de promover iniciativas no âmbito do Programa, especialmente direcionadas para a prevenção e para a promoção de medidas que contribuam para a mudança de comportamentos associados às relações de namoro.