Nasce rede pan-europeia de carregamento de veículos elétricos

Grupo BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e Grupo Volkswagen criam rede de postos de carga de veículos elétricos por toda a Europa. A rede IONITY vai ter até 2020 cerca de 400 estações de carga elétrica de alta potencia e compatíveis com todas as marcas.

Rede de carregamento elétrico IONITY
Rede de carregamento elétrico IONITY. Foto: DR

O grupo BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e o grupo Volkswagen com a Audi e Porsche formaram a Joint Venture IONITY. O objetivo é desenvolver uma rede pan-europeia de carga de veículos elétricos.

De acordo com o projeto a IONITY vai implementar e operar cerca de 400 estações de carregamento rápido nas principais vias europeias até 2020. Em 2017 são instaladas 20 estações de carga de alta potência o que irá já possibilitar a mobilidade elétrica para viagens de longa distância.

Michael Hajesch, presidente da IONITY, referiu, citado em comunicado, que se trata da primeira rede de Carga de Alta Potência (HPC, sigla do inglês) pan-europeia e que esta vai desempenhar “um papel essencial no estabelecimento de um mercado de veículos elétricos”, e acrescentou que a IONITY irá oferecer “capacidade de carregamento rápido e pagamento digital, para facilitar viagens de longa distância.”

Com a instalação até 2020 de cerca de 400 estações de HPC, a IONITY vai facilitar as viagens de longa distância o que irá marcar um passo importante no recurso a veículos elétricos.

Ainda em 2017, a IONITY espera ter 20 estações abertas ao público, localizado nas principais estradas na Alemanha, Noruega e Áustria, com intervalos entre estações de 120 quilómetros. Esta instalação vai ser feita através de parcerias com ‘Tank & Rast’, ‘Circle K’ e ‘OMV’. Até 2018, a rede deve expandir-se a mais de 100 estações, e em cada estação vários veículos de diferentes fabricantes podem carregar em simultâneo.

Com capacidade até 350 kW por ponto de carregamento, a rede vai usar o sistema de carregamento combinado de carga europeu padrão para reduzir significativamente os tempos de carregamento em comparação com os atuais sistemas.

Ao permitir que diferentes veículos de diferentes fabricantes possam usar os pontos de carga e a distribuição dos postos por toda a Europa vai ajudar a tornar os veículos elétricos mais atraentes.

A IONITY está já a negociar com as empresas que possuem infraestruturas instaladas sejam empresas privadas sejam entidades públicas para a constituição da rede. Um investimento que mostra a aposta que os construtores de automóveis estão a fazer nos veículos elétricos que envolve a cooperação internacional de toda a indústria.