Navio da Marinha enfrentou temporal em operação de busca em Aveiro

Navio corveta António Enes enfrentou a tempestade ‘Doris’ com ondas de 15 metros junto às praias da Costa Nova, em Aveiro, na operação de busca de uma mulher que foi colhida por uma onda e arrastada para o mar.

Corveta António Enes da Marinha Portuguesa
Corveta António Enes. Foto: © Marinha

Depois de uma mulher de 34 anos ter sido colhida subitamente pelo mar, numa praia junto à Costa Nova, Aveiro, no início da noite da passada quinta-feira, dia 2 de fevereiro, as autoridades envolveram diversos meios na busca e salvamento, incluindo meios terrestres, aéreos e navais.

O acidente deu-se quando a tempestade ‘Dóris’, designação dada pelo MET OFFICE (instituto de meteorologia do Reino Unido), fazia a passagem pela costa portuguesa. A Marinha veio a empenhar a corveta António Enes, que durante 32 horas se manteve em operação de busca e salvamento no mar, num esforço para encontrar a vítima.

Durante a sua passagem da tempestade ‘Dóris’ foi observada a altura máxima de 14 metros na bóia de Leixões e de 15 metros na bóia oceânica da Nazaré. Um período em que mesmo nas condições mais adversas o navio da Marinha manteve-se no mar, empenhado nas operações de busca e salvamento marítimo.

O NRP António Enes, comandado pelo capitão-tenente Luís Pereira de Castro, tem uma guarnição de 70 militares, é um navio com capacidade de patrulha oceânica e tem embarcados uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica, esclareceu a Marinha.