Neurologista Diana Aguiar Sousa eleita para o Board of Directors da ESO

A médica neurologista Diana Aguiar Sousa foi eleita para o quadro diretivo da Organização Europeia do Acidente Vascular Cerebral. A eleição é o reconhecimento do nível profissional da neurologista na área da doença vascular cerebral.

0
Neurologista Diana Aguiar Sousa eleita para o Board of Directors da ESO
Neurologista Diana Aguiar Sousa eleita para o Board of Directors da ESO. Foto: DR

Diana Aguiar Sousa, médica neurologista no Hospital de Santa Maria e membro da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), foi eleita para o Board of Directors da European Stroke Organisation (ESO). A formalização do cargo assumido pela especialista nacional ocorreu durante a última conferência da ESO (Organização Europeia do Acidente Vascular Cerebral), realizada, em Milão, Itália, de 22 e 24 de maio de 2019.

Para Diana Aguiar Sousa, pertencer ao quadro diretivo da ESO “é uma honra e simultaneamente uma responsabilidade”. Neste mandato, a especialista espera poder “contribuir para o crescimento da organização e para a concretização dos seus objetivos, em particular para a melhoria dos cuidados prestados aos doentes afetados pelo AVC na Europa”. Representar as preocupações dos jovens médicos que se dedicam ao AVC é ainda uma aspiração avançada pela médica, que é membro da ESO desde 2012.

A neurologista tem vindo a colaborar, ao longo do tempo, nas atividades promovidas pela ESO, nomeadamente, referiu: “Tive oportunidade de participar nas diversas ações formativas promovidas pela ESO, nomeadamente na ESO Summer School, ESO Winter School e ESO European Stroke Science Workshop, e também nas conferências anuais organizadas pela sociedade (ESOC). Em termos organizacionais, faço parte da comissão Young Stroke Physicians and Researchers Committee, inicialmente como membro e, mais recentemente, como coordenadora. Em 2016 fiz parte do grupo de trabalho que, em colaboração com a European Association of Neurology (EAN), a European Society for Minimally Invasive Neurological Therapy (ESMINT) e a SAFE, desenvolveu um inquérito pan-europeu sobre os cuidados prestados aos doentes com AVC agudo”.

O Board of Directors da ESO inclui os membros da Comissão Executiva e 15 outros membros, sendo os seus elementos eleitos por períodos de 4 anos. A especialista nacional recém-eleita para o quadro diretivo, referiu que “este órgão está encarregue da determinação e verificação da estratégia da organização e a supervisão do trabalho realizado pela Comissão Executiva”, e detalhou que “entre outras funções, inclui-se também a aprovação dos comunicados públicos, do relatório financeiro e a realização de nomeações para os cargos de Presidente, Presidente-eleito, Tesoureiro e Secretário-geral da ESO”.

Para as eleições para o Board of Directors são recolhidas nomeações, as quais podem ser feitas por membros da sociedade ou do próprio Board of Directors. Os elementos nomeados são depois sujeitos a um processo eleitoral, por votação eletrónica, aberta a todos os membros. Cerca de 400 membros participaram este ano nas eleições para os órgãos da ESO.

O presidente da Direção da SPAVC, Castro Lopes, considera esta eleição “mais um exemplo de como Portugal está muito bem posicionado internacionalmente a nível científico na área da doença vascular cerebral”, com “profissionais extremamente empenhados na melhoria dos cuidados prestados aos doentes com AVC, reconhecidos além-fronteiras, ao desempenharem funções de alta responsabilidade, como é o caso da integração da jovem especialista Dr.ª Diana Aguiar Sousa no quadro diretivo da ESO, constituindo um estímulo para que a sociedade portuguesa em geral colabore e se empenhe verdadeiramente no combate ao AVC”.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!