
A reunião do ECOFIN, de 20 de junho de 2025, discutiu a situação económica, num contexto de tensões e incertezas globais que se mantêm elevadas, incluindo com o conflito no Médio Oriente com o ataque de Israel ao Irão, e a resposta deste, que vem lançar mais incógnitas sobre as perspetivas económicas.
Valdis Dombrovskis, Comissário Europeu para a Economia, Produtividade, Implementação e Simplificação, referiu, em conferência de imprensa, no final da reunião, que “embora a economia da UE continue resiliente, os desenvolvimentos recentes realçam ainda mais a urgência de tomar medidas decisivas para aumentar a nossa competitividade e segurança.”
Para o Comissário o Pacote de Primavera do Semestre Europeu, adotado no início de junho é considerado um passo importante para a competitividade e segurança europeia, e que agora afirmou ser a hora da implementação.
Sobre o progresso da implementação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o Comissário indicou que fez um relato da execução na reunião do ECOFIM, e indicou:
■ Até agora, desembolsámos 317 mil milhões de euros aos Estados-Membros.
■ Mas precisamos de progredir ainda mais, pois o tempo está a passar.
Valdis Dombrovskis lembrou, também, que o prazo legal do MRR prevê que todos os marcos e metas devem ser cumpridos até ao final de agosto de 2026. O que significa que há apenas pouco mais de um ano para que os Estados-Membros enviem todos os pedidos de pagamento pendentes e as provas de suporte.
O Comissário lembrou ainda que, como indicou a Comissão Europeia no início do mês, “os Estados-Membros devem garantir que os seus planos de recuperação e resiliência são implementados a tempo. Isto inclui, entre outras opções, rever os planos quando necessário, simplificá-los quando possível e tomar as medidas adequadas para se preparar para os últimos pedidos de pagamento.”