Noite Europeia dos Investigadores no Minho

Em Braga e Guimarães há ações hands-on, workshops, demonstrações, palestras, e muitas outras atividades na Noite Europeia dos Investigadores, dia 29 de setembro. Uma noite onde todos podem colocar à prova a sua curiosidade pela ciência.

Noite Europeia dos Investigadores em Braga
Noite Europeia dos Investigadores em Braga. Cartaz/DR

No centro de Braga, no Edifício dos Congregados, a Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), promove no dia 29 de setembro, sexta-feira, das 16h00 às 24h00, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). A NEI é este ano dedicada ao tema ‘Ciência no dia-a-dia’, um evento que se realiza em simultâneo em mais de 340 cidades da Europa.

Durante a NEI, no Minho, decorrem cerca de três dezenas de atividades nas quais e de forma gratuita todos podem participar independentemente da idade. E para garantir apoio à participação de todos estão 150 investigadores e alunos da UMinho de diversos cursos.

De entre as diversas atividades destacam-se ações hands-on, demonstrações, workshops e concursos, e iniciativas relacionadas com Biologia, Geologia, Ambiente, Física, Ótica, Matemática, Estatística, Computação, Química, Educação e Psicologia.

Construir robôs e interpretar gestos e olhares

Os cerca de 1.200 visitantes, de acordo com estimativas da UMinho, podem construir robôs, conceber células fotovoltaicas com materiais simples, ver minerais ao microscópio, simular a visão daltónica, monitorizar em tempo real a afluência dos visitantes, programar em linguagem informática ‘C’, construir um detetor de partículas, bem como aprender a interpretar os gestos, olhares e movimentos corporais das pessoas com quem interagem.

De acordo com os interesses pessoais, o visitante pode ainda participar no quiz ‘A Ciência da TV: verdade ou mito?’ ou visitar a exposição ‘Chemistry World 2017’, que aborda o papel da química nos setores da alimentação, saúde, ambiente, segurança, entre outros.

Mas para além das atividades científicas, o programa da NEI integra vários momentos musicais a cargo do trio Nímia, “que cruza nas suas composições elementos do jazz, new age e rock progressivo”.

Em Guimarães podem fazer-se protótipos com impressão 3D

No campus de Couros da UMinho, em Guimarães, o Centro Ciência Viva junta-se também à festa da ciência e apresenta uma programação diversificada, que inclui, entre outras atividades, observação astronómica do céu noturno, uma oficina de impressão 3D, uma palestra interativa sobre robótica, e visitas guiadas.

Noite Europeia dos Investigadores um projeto da Comissão Europeia

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto promovido e financiado, desde 2005, pela Comissão Europeia, com o objetivo de quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista, que é frequentemente visto como alguém distante e inacessível.

Em Braga, a coordenação da NEI é da Escola de Ciências da UMinho, que tem nesta iniciativa o apoio da Câmara Municipal, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, do Planetário – Casa da Ciência de Braga e da CTEM Academy.

Programa da Noite Europeia de Investigadores em Braga