Nova diretiva para mercado do gás mais sustentável aprovada pelo Parlamento Europeu

Nova diretiva para mercado do gás mais sustentável aprovada pelo Parlamento Europeu
Nova diretiva para mercado do gás mais sustentável aprovada pelo Parlamento Europeu. Foto: Rosa Pinto

Para facilitar a aceitação de gases renováveis e hipocarbónicos, incluindo o hidrogénio, no mercado de gás da União Europeia (UE), o Parlamento Europeu aprovou uma reformulação da diretiva e do regulamento sobre os mercados do gás e do hidrogénio, que espera contribuir para a descarbonizar do setor energético da UE, e reforçar a produção e a integração de gases renováveis e hidrogénio.

O parlamento Europeu considera que as novas medidas podem garantir o aprovisionamento energético, que foi perturbado pelas tensões geopolíticas, em particular pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, e fazer face às alterações climáticas.

Os eurodeputados, nas negociações com o Conselho da União Europeia, garantiram disposições em matéria de transparência, direitos dos consumidores e apoio às pessoas em risco de pobreza energética.

É esperado que regulamento reforce os mecanismos de fixação de preços justos e de aprovisionamento energético estável e permita que os Estados-membros limitem as importações de gás da Rússia e da Bielorrússia. A legislação introduzirá um sistema conjunto de aquisição de gás para evitar a concorrência entre os países da UE e um projeto-piloto para reforçar o mercado do hidrogénio da UE durante cinco anos.

O regulamento centra-se igualmente no aumento dos investimentos em infraestruturas de hidrogénio, especialmente nas regiões carboníferas, promovendo a transição para fontes de energia sustentáveis, como o biometano e o hidrogénio hipocarbónico.

“As indústrias siderúrgicas e químicas da Europa, que são difíceis de descarbonizar, serão colocadas no centro do desenvolvimento de um mercado europeu do hidrogénio”, afirmou o eurodeputado relator, Jens Geier.

O eurodeputado acrescentou: “Isto permitirá eliminar progressivamente os combustíveis fósseis na indústria, garantir a competitividade europeia e preservar os postos de trabalho numa economia sustentável. As regras de separação aplicáveis aos operadores das redes de hidrogénio corresponderão às melhores práticas existentes no mercado do gás e da eletricidade”.

Para o eurodeputado Jerzy Buzek, “o novo regulamento transformará o atual mercado da energia num mercado baseado principalmente em duas fontes, a eletricidade verde e gases verdes. Trata-se de um enorme passo no sentido de alcançar os ambiciosos objetivos climáticos da UE e de tornar a UE mais competitiva nos mercados mundiais. Introduzimos uma opção jurídica para os países da UE deixarem de importar gás da Rússia em caso de ameaça à segurança, o que lhes confere um instrumento para eliminar progressivamente a nossa dependência de um monopolista perigoso.”