Nova licenciatura em Ciências da Nutrição na UTAD com perfil inovador

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro lança este ano letivo curso de Ciências da Nutrição. O curso de licenciatura possui um perfil inovador e uma estrutura para dotar o estudante de elevadas competências ao exercício da profissão.

Nova licenciatura em Ciências da Nutrição na UTAD com perfil inovador
Nova licenciatura em Ciências da Nutrição na UTAD com perfil inovador. Foto: Rosa Pinto

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) oferece já este ano um novo curso, de primeiro ciclo, ou seja, de licenciatura, em Ciências da Nutrição. O curso está disponível para candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2018.

Para Fontaínhas Fernandes, Reitor da UTAD, este novo curso é uma “oferta diferenciadora das existentes a nível nacional, estando estruturada de forma a que os licenciados pela UTAD sejam profissionais que conheçam a abrangência da qualidade nutricional e funcional dos alimentos, desde a produção, à tecnologia e segurança.”

A UTAD indicou que o plano de estudos deste novo curso foi desenhado com base nos pressupostos exigidos pela Ordem dos Nutricionistas (ON), nomeadamente ao nível de conhecimentos nucleares, e é reconhecido e acreditado pela ON e pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O curso inclui um Estágio equivalente a 30 ECTS, num total de 240 ECTS.

O curso de licenciatura agora lançado pela UTAD tem como objetivo ir ao encontro das necessidades do mercado, e assim, formar Nutricionistas com capacidade para melhorar o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos e populações.

“Os licenciados em Ciências da Nutrição pela UTAD serão capazes de utilizar os conhecimentos técnico-científicos mais recentes, de modo a resolver problemas da qualidade e segurança alimentar, prevenção de desequilíbrios alimentares e respetivas patologias, avaliar e alterar hábitos alimentares de acordo com o enquadramento sociopolítico”, esclareceu o reitor da UTAD, citado em comunicado da Universidade.

Na conceção e desenvolvimento do novo curso, de que é diretora a Professora Doutora Ana Isabel Ramos Novo Amorim de Barros, encontram-se envolvidos cinco centros de investigação da UTAD abrangendo diversas áreas do saber mas fundamentais no domínio da nutrição.

O plano de estudos envolve disciplinas que acompanham os mais recentes avanços científicos em matéria de nutrição, como a Biologia Celular e Molecular, a Genética, a Gastrotecnia ou a Patologia e Dietoterapia, mas também o Marketing e Comunicação e a Segurança e Qualidade Alimentar, para além da Nutrição por áreas grupos especificos como Nutrição e Desporto, Nutrição Geriátrica, Nutrição Pediátrica e Nutrição Comunitária.