Novas licenciaturas em Desporto e Educação Básica no Piaget de Gaia

Vila Nova de Gaia passa a dispor de duas novas licenciaturas em Desporto e Educação Básica. As licenciaturas disponíveis pela nova Escola Superior do Instituto Piaget, aprovada pelo Governo, já têm candidaturas abertas.

0
Novas licenciaturas em Desporto e Educação Básica no Piaget de Gaia
Novas licenciaturas em Desporto e Educação Básica no Piaget de Gaia. Foto: DR

O Instituto Piaget vai iniciar no ano letivo 2021/2022 duas novas licenciaturas em Desporto e Educação Básica, na Escola Superior de Desporto e Educação de Vila Nova de Gaia, uma nova unidade orgânica do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, aprovada recentemente pelo Governo.

As candidaturas para as duas licenciaturas já estão abertas desde 9 de agosto, tanto para os estudantes provenientes do 12º ano (concurso institucional) como para os que que se candidatarem através do concurso especial de acesso a maiores de 23 anos ou dos concursos especiais para titulares de um curso profissional ou artístico.

O Instituto Piaget indica que concede um desconto de 5% na propina a todos os candidatos que se inscreverem na primeira fase das candidaturas.

As duas licenciaturas aumentam a atual oferta formativa do Instituto Piaget na zona norte e vêm dar também continuidade à já tradição na formação de profissionais no âmbito da educação e desporto. O Piaget refere que já formou em Portugal mais de 25 mil educadores de infância e professores.

Para Paula Rodrigues, docente no Campus de Vila Nova de Gaia, “o aumento considerável de emprego no desporto, de acordo com os dados da Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da União Europeia, vem consolidar a importância que a formação de diplomados nesta área possui para dar resposta aos desafios do futuro”.

Paula Rodrigues acrescenta que “o 1.º ciclo de estudos em Desporto, possibilitando a especialização em duas variantes profissionais, Exercício e Saúde ou Treino Desportivo, visa formar profissionais com competências académicas, de índole científica, pedagógico-didática e metodológica, capazes de responder de forma rigorosa às necessidades do sistema desportivo e de atender às crescentes exigências, desafios e expectativas do mercado de trabalho”.

Por seu turno, Alcina Figueiroa, coordenadora da nova licenciatura de Educação Básica, destaca a elevada relevância que a área de educação tem vindo a assumir nas últimas décadas em contraponto ao facto de o corpo docente no ativo estar envelhecido, com 41% dos professores do ensino público a terem 50 e mais anos de idade. E conclui: “Esta licenciatura reúne os requisitos para ser uma referência na formação de profissionais na área da Educação, proporcionando aos estudantes formação avançada nas suas áreas fundamentais e perspetivando-se como uma valia inegável no progressivo desenvolvimento das profissões e nas exigências do mercado de trabalho”.

Além da Escola Superior de Desporto e Educação, o novo Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte inclui ainda a Escola Superior de Saúde, já em funcionamento, com diversos cursos na área da Saúde, como enfermagem, fisioterapia, osteopatia e acupunctura.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!