Novas orientações da Organização Mundial da Saúde sobre uso de mascaras

Como fabricar mascaras de tecido e como as usar? Que tipo de mascaras devem ser usadas e em que situação? Novas recomendações da Organização Mundial da Saúde alertam para os Governos reforçarem as medidas de prevenção.

Novas orientações da Organização Mundial da Saúde sobre uso de mascaras
Novas orientações da Organização Mundial da Saúde sobre uso de mascaras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu novas orientações sobre quem deve usar uma máscara, quando deve ser usada e do que deve ser feita. Novas orientações que o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, referiu serem baseadas “numa análise cuidadosa de todas as evidências disponíveis e numa ampla consulta a especialistas internacionais e a grupos da sociedade civil”.

O Diretor-Geral da OMS lembrou “que as máscaras só devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente na luta contra o COVID”, e que “as máscaras por si não protegerão do COVID-19”.

O que não mudou nas recomendações

Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu:

“A OMS continua a recomendar que as pessoas doentes com sintomas de COVID-19 permaneçam em casa e consultem o médico.

As pessoas com COVID-19 devem ser isoladas e cuidadas numa unidade de saúde e seus contatos devem ser colocados em quarentena.

Se for absolutamente necessário que uma pessoa doente ou um contato saia de casa, então devem usar uma máscara médica.

A OMS continua a aconselhar que as pessoas que cuidam de uma pessoa infetada, em casa, usem uma máscara médica enquanto estiverem na mesma sala que a pessoa doente.

E a continua a aconselhar que os profissionais de saúde usem máscaras médicas e outros equipamentos de proteção ao lidar com pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19”.

Novas recomendações

Em primeiro lugar: “Em áreas com ampla transmissão, a OMS aconselha máscaras médicas para todas as pessoas que trabalham nas áreas clínicas de uma unidade de saúde, não apenas para os trabalhadores que lidam com pacientes com COVID-19.

Isso significa, por exemplo, que quando um médico faz uma consulta nas unidades de cardiologia ou de cuidados paliativos onde não há pacientes confirmados com COVID-19, devem usar uma máscara médica”.

Em segundo lugar: “Em áreas com transmissão pela comunidade, a OMS aconselha que pessoas com 60 anos ou mais, ou aquelas com condições subjacentes, usem uma máscara médica em situações em que o distanciamento físico não é possível”.

Em terceiro lugar: “A OMS também atualizou suas orientações sobre o uso de máscaras pelo público em geral em áreas com transmissão pela comunidade”.

Neste capítulo e “à luz das evidências em evolução, a OMS recomenda que os governos incentivem o público em geral a usar máscaras onde houver transmissão difusa e o distanciamento físico seja difícil, como em transportes públicos, em lojas ou em outros ambientes confinados ou lotados”.

Como fazer uma mascara

Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu que a “orientação atualizada contém novas informações sobre a composição das máscaras de tecido, com base em investigações académicas solicitadas pela OMS”, e “recomenda que as máscaras de tecido devem consistir em pelo menos três camadas de material diferente”.

As orientações da OMS também fornecem informação como lavar e manter uma máscara de tecido.

Como usar uma máscara com segurança

As pessoas podem potencialmente infetar-se se usarem as mãos contaminadas para ajustar uma máscara ou retirá-la e colocá-la repetidamente, sem em cada passo higienizarem ou lavarem as mãos.

A OMS alerta que “as máscaras também podem criar uma falsa sensação de segurança, levando as pessoas a negligenciar medidas como higiene das mãos e o distanciamento físico”.

As máscaras por si só não protegem da COVID-19

“As máscaras não substituem o distanciamento físico, a higiene das mãos e outras medidas de saúde pública.

As máscaras são apenas benéficas como parte de uma abordagem abrangente na luta contra o COVID-19.

A pedra angular da resposta em todos os países deve ser identificar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, além de rastrear e colocar em quarentena todos os contatos.

É isso que sabemos que funciona. Essa é a melhor defesa de todos os países contra o COVID-19”, referiu o Diretor-Geral da OMS.