Novas terapias para leucemia pediátrica

No tratamento de cancros leucémicos o transplante de células-tronco é fundamental. Investigadores conseguiram aumentar a eficácia clínica recorrendo a novos medicamentos que melhoraram a capacidade de localização das células hematopoiéticas.

Novas terapias para leucemia pediátrica
Novas terapias para leucemia pediátrica

A leucemia pediátrica afeta aproximadamente 4.000 crianças por ano, só nos EUA, mas a incidência da doença aumenta constantemente ano após ano, nos EUA como em outros países. Investigadores como Reuben Kapur, diretor do Centro Herman B Wells de Investigação Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, trabalham na descoberta de novos tratamentos que possam combater a doença.

Para compreender melhor os mecanismos por trás das leucemias pediátricas difíceis de tratar, como a leucemia mieloide aguda e a leucemia mielomonocítica juvenil, o laboratório de Reuben Kapur está a estudar como as células-tronco do sangue são alteradas como resultado da aquisição de mutações, um processo que faz com que as células se tornem leucémicas.

“Tanto a leucemia mieloide aguda como a leucemia mielomonocítica juvenil apresentam uma taxa de recidiva muito elevada, e a única terapia curativa é o transplante de medula óssea”, disse o investigador. “O meu objetivo é criar novas terapias para leucemia para melhorar o atendimento ao paciente pediátrico”, afirmou Reuben Kapur.

O transplante de células-tronco é fundamental para o tratamento de cancros leucémicos. Para aumentar a eficácia clínica desse processo, Reuben Kapur e a sua equipa identificaram novos medicamentos para melhorar a capacidade de localização das células hematopoiéticas.

Durante os transplantes de células hematopoiéticas, os pacientes recebem altas doses de quimioterapia ou radiação para matar as células cancerígenas. No entanto, as células estaminais saudáveis ​​na medula óssea são frequentemente destruídas e os pacientes devem repor as suas células estaminais saudáveis ​​através de transplantes. Infelizmente, o processo de transplante é altamente ineficiente porque a migração das células-tronco de volta ao seu local de origem na medula óssea é baixa durante esses tratamentos.

Para melhorar o processo, Reuben Kapur expôs transitoriamente células-tronco do sangue do cordão umbilical humano a medicamentos e depois lavou os medicamentos. Isso lhe permitiu transplantar as células, o que resultou em uma melhor restauração do sistema sanguíneo humano.

Reconhecido nacionalmente por seu trabalho em cancros pediátricos do sangue, Reuben Kapur tem desenvolvido um trabalho inovador em terapias para leucemia. O investigador também estudou o tratamento de alterações induzidas pela colite ulcerativa em células-tronco sanguíneas normais e pré-leucémicas e como condições crónicas como a colite contribuem para o rápido crescimento de células-tronco pré-leucémicas.

O trabalho de Reuben Kapur, em colaboração com Mark Kelley, investigador em oncologia pediátrica da IU School of Medicine, Betty e Earl Herr, identificou um caminho e uma terapia para reverter essas alterações nas células-tronco pré-leucémicas. A droga tem um impacto profundo na restauração das alterações induzidas pela colite ulcerosa em modelos pré-clínicos desta doença, com efeitos colaterais mínimos e baixa toxicidade.