Novo Banco: continuam negociações para venda

Ministério das Finanças e Banco de Portugal indicam que todas as propostas à compra do Novo Banco continuam a ser analisadas. Banco de Portugal refere que a proposta do Lone Star é atualmente a melhor mas com impacto nas contas públicas.

Novo Banco: continuam negociações para venda
Novo Banco: continuam negociações para venda, Foto: Rosa Pinto

Ministério das Finanças (MF) refere em comunicado que recebeu do Banco de Portugal informação sobre o processo de venda do Novo Banco. O MF está a analisar a informação mas “o Governo destaca desde já o facto de, segundo o Banco de Portugal, existirem neste momento várias propostas para a aquisição do Novo Banco”.

O MF refere que “o Banco de Portugal considera que as propostas envolvem algumas condicionantes, mas que os potenciais investidores manifestaram desde já disponibilidade para aprofundar as negociações no sentido dessas condicionantes serem ultrapassadas”.

“O Governo sempre destacou que este processo de venda a investidores privados deve assegurar que não existirá impacto nas contas públicas ou encargos para os contribuintes, sendo também importante assegurar que a operação de venda acautele o impacto nas responsabilidades do sistema financeiro para com o Fundo de Resolução, salvaguardando assim a estabilidade do sistema no seu conjunto”, refere o MF.

O MF conclui referindo que “o Governo espera que o aprofundamento das negociações que agora se inicia permita concluir com celeridade este processo e que assegure a continuidade estável e duradoura da instituição financeira, com papel muito relevante no financiamento da economia e, em especial, das Pequenas e Médias Empresas”.

Por sua vez, nota do Banco de Portugal de ontem, 4 de janeiro, e publicada no sitio web do Banco, indica “que o potencial investidor Lone Star é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial tendente à aquisição das ações do Novo Banco e decidiu convidá-lo para um aprofundamento das negociações”.

O Banco de Portugal acrescenta ainda no comunicado que “no momento atual da negociação, a proposta do potencial investidor Lone Star é a que mais assegura estes objetivos, mas apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas, que se procurarão minimizar ou remover no aprofundamento das negociações que agora se iniciam”.

Mas se a proposta do Lone Star é a que, na atual fase, apresenta melhores condições, o Banco de Portugal indica que “não exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda – Procedimento de Venda Estratégica e Procedimento de Venda em Mercado – e que já mostraram disponibilidade para o fazer”.