Novo tratamento para cancro do pâncreas mostra resultados positivos

Tratamento do cancro do pâncreas, já na forma metastática da doença, com medicamentos quimioterápicos, mostra, em ensaio clínico, ser seguro e aumentar a taxa de sobrevida dos pacientes.

Novo tratamento para cancro do pâncreas mostra resultados positivos
Novo tratamento para cancro do pâncreas mostra resultados positivos, Foto: © Rosa Pinto

O cancro do pâncreas tem um mau prognóstico, e muitas vezes só é detetado em estágios avançados. Um novo estudo da British Journal of Surgery (BJS) indica que um certo cocktail de medicamentos quimioterápicos pode ser uma opção de tratamento segura e eficaz para pacientes com uma forma metastática da doença.

O novo estudo, com base num ensaio clínico que envolveu 46 pacientes, teve como objetivo fornecer resultados preliminares em relação à segurança e eficácia de uma estratégia de tratamento que envolveu injeções de paclitaxel no abdómen e injeções de gemcitabina e nab-paclitaxel (uma combinação de paclitaxel e uma proteína chamada albumina) no sangue.

O ensaio clínico para este tratamento mostrou toxicidades aceitáveis ​​e os pacientes tiveram um tempo médio de sobrevida de 14,5 meses, com uma taxa de sobrevida em 1 ano de 60,9%.

Sohei Satoi, da Universidade Médica de Kansai, no Japão, e autor do estudo, referiu que foi lançado “um estudo de fase 3 para comparar os resultados de sobrevivência entre esta terapia e quimioterapia padrão”.