Novos estudantes ocupam já 97% das vagas da Universidade de Évora

Universidade de Évora já tem 97% das vagas ocupadas dos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, para o ano letivo 2022/2023, através da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso. Mas a Universidade espera mais 728 novos estudantes.

Novos estudantes ocupam já 97% das vagas da Universidade de Évora
Novos estudantes ocupam já 97% das vagas da Universidade de Évora

Para o ano letivo 2022/2023 já se inscreveram na Universidade de Évora 1272 novos estudantes, através da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o que corresponde a 97% das vagas.

A Universidade de Évora disponibilizou 1313 vagas, distribuídas por 38 cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, destes cursos apenas cinco não preencheram a totalidade das vagas.

Nos três últimos anos, o número de estudantes colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso na Universidade de Évora tem vindo a aumentar, correspondendo a um crescimento acumulado de 28%, relativamente a 2019/2020.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, trata-se de “excelentes resultados” dado que mostram “a crescente notoriedade e reconhecimento da Universidade de Évora” bem como “apontam para a viabilidade e sucesso das estratégias implementadas, quer ao nível do ensino, quer ao nível da investigação científica e inovação”.

A Reitora releva que “a aposta na área da Saúde, com a Licenciatura em Ciências Biomédicas, que se estreou este ano e que preencheu a totalidade das vagas, mas também, a aposta em áreas onde temos competências instaladas e reconhecidas.”

Os números da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso é para a Reitora o resultado “da dinâmica e da capacidade instalada” na Universidade e “que se pauta pela qualidade dos ensinos em todos os ciclos de formação e por uma estratégia transversal, virada para a região e para a comunidade, mas também atenta às necessidades do país”.

A Universidade de Évora espera que, ao se manter a atual tendência de crescimento dos números de inscrições de novos estudantes nos últimos anos em Licenciatura e Mestrado Integrado, através do Concurso Nacional de Acesso, e a entrada de novos estudantes, por outras vias de acesso, como: maiores de 23, regimes especiais, concurso local em Música e estudantes internacionais, o número de novos estudantes do 1º ciclo deverá ultrapassar os 2.000 neste ano letivo de 2022/2023.

Para a 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso, decorre entre 12 e 23 de setembro, e a Universidade indica que vai disponibilizar para os estudantes todas as vagas sobrantes da 1ª fase.