Número de palestinianos mortos em Gaza sobe para mais de 33 mil

Número de palestinianos mortos em Gaza sobe para mais de 33 mil
Número de palestinianos mortos em Gaza sobe para mais de 33 mil. Foto: © OMS/arquivo

Sem sinal de tréguas continuam os intensos bombardeamentos israelitas e as operações terrestres, bem como os intensos combates entre as forças israelitas e os grupos armados palestinianos em grande parte da Faixa de Gaza, tendo como resultando mais vítimas civis, deslocações de pessoas e destruição de casas e outras infraestruturas civis.

Entre a tarde de 3 de abril e as 10h30 de 5 de abril, dados do Ministério da Saúde de Gaza, indicam que foram mortos mais 116 palestinianos e mais 173 palestinianos ficaram feridos, Assim, dados da mesma fonte indicam que entre 7 de outubro de 2023 e 10h30 de 5 de abril de 2024, pelo menos 33.091 palestinos foram mortos em Gaza e 75.750 palestinos ficaram feridos. Entre as vítimas mortais estão cerca de 14.500 crianças e 9.560 mulheres.

Os incidentes mortais, entre 1 e 3 de abril estão os seguintes:

No dia 1 de abril, por volta das 15h25, seis palestinianos, incluindo três rapazes e três homens, foram mortos e outros feridos, quando um grupo de pessoas foi atingido na área de As Salam, no sul de Rafah.

No dia 2 de abril, por volta das 17h00, seis palestinianos, incluindo duas mulheres e uma criança, foram mortos quando foi atingido um edifício residencial, a oeste do Campo de Refugiados An Nuseirat, em Deir al Balah.

No dia 3 de abril, durante a manhã, três palestinianos foram mortos quando foi atingido o pátio de uma casa em Deir al Balah.

No dia 3 de abril, durante a noite, quatro palestinianos, incluindo duas meninas, foram mortos e outros feridos quando foi atingida uma casa no oeste de Rafah.

No dia 3 de abril, por volta da meia-noite, dois palestinianos, incluindo uma mulher e uma criança, teriam sido mortos quando foi atingida uma casa no leste de Rafah.

Entre as tardes de 3 e 5 de abril, não houve relato que tenha sido mortos soldados israelitas em Gaza.

Em abril de 2024, de acordo com dados fornecidos pelo Serviço Prisional de Israel (IPS) à Hamoked, uma ONG de direitos humanos sediada em Israel, havia cerca de 9.300 palestinianos sob custódia israelita, incluindo 3.661 detidos administrativos, 39% sem julgamento. Estes números não incluem os palestinianos de Gaza que foram detidos pelos militares israelitas desde 7 de outubro de 2023.

Num comunicado de imprensa de 4 de abril, a Associação do Clube dos Prisioneiros Palestinianos informou que mais de 200 crianças palestinianas estão atualmente detidas em prisões israelitas, incluindo 23 crianças de Gaza que estão detidas na prisão de Megiddo, observando que este é o único número disponível relativo às crianças detidas de Gaza e que os números reais podem ser mais elevados.