Nuno Rodrigues nomeado coordenador do INCoDe.2030

INCoDe.2030 - Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 tem novo coordenador. Nuno Rodrigues vai acumular as funções de coordenador do INCoDe.2030 com as de membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Nuno Rodrigues nomeado coordenador do INCoDe.2030
Nuno Rodrigues nomeado coordenador do INCoDe.2030

Governo nomeou Nuno Rodrigues como o novo coordenador-geral do INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030. O sucessor de Pedro Guedes de Oliveira, que terminou o seu mandato, vai acumular as funções de coordenação do INCoDe.2030 com funções de membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Para o Governo, Nuno Rodrigues vai garantir, nesta dupla qualidade, a articulação entre a FCT e instituições públicas e privadas, incluindo as empresas, na implementação do programa.

Desde o início da criação do programa INCoDe.2030, Nuno Rodrigues encontrava-se já como membro da Coordenação Técnica. Agora, na função de coordenador vai contar com o apoio técnico de Sofia Marques da Silva, Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, e de Rui Pedro dos Santos Lourenço, Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra.

O INCoDe.2030, concebido desde 2016 e lançado formalmente em abril de 2017, é o programa nacional de reforço de competências digitais, e está estruturado em cinco eixos de atuação transversais a toda a sociedade portuguesa: inclusão; educação; qualificação; especialização e investigação.

No âmbito do programa foi promovida em 2018-19 a “Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial – Portugal AI 2030”, assim como a “Estratégia Nacional para a Computação Avançada – Portugal Advanced Computing 2030”, incluindo a instalação primeiro supercomputador a operar em Portugal, que se encontra a operar no datacenter de Riba d’Ave, no Minho.

Nuno Rodrigues é Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho (2009 e professor Coordenador do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Foi Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entre 2011 e 2017. Fundou em 2010 e dirigiu até 2018 o Digital Games Research Centre (DIGARC), uma unidade de investigação no IPCA dedicada às áreas de desenvolvimento de jogos digitais.