Obesidade leva mais doentes COVID-19 aos cuidados intensivos e à morte

Quatro em cada dez adultos nas unidades de cuidados intensivos com COVID-19 são obesos. Estudo sueco mostra que as pessoas com IMC acima de 30 e com COVID-19 têm um aumento de 50% no risco de morte e mais tempo em cuidados intensivos.

Obesidade leva mais doentes COVID-19 aos cuidados intensivos e à morte
Obesidade leva mais doentes COVID-19 aos cuidados intensivos e à morte. Foto: © Rosa Pinto

Os adultos com obesidade foram os que mais receberam tratamento intensivo para COVID-19 durante a primeira onda da pandemia. Estudo da Universidade de Gotemburgo, Suécia, mostra risco de hospitalização prolongada e morte em unidades de cuidados intensivos (UCI) foi maior para pacientes com obesidade.

O estudo, publicado na revista “PLOS One”, permitiu avaliar se um alto índice de massa corporal (IMC) afetava o risco de morte ou tempo prolongado de internamento hospitalar em pacientes com COVID-19 durante o tratamento intensivo, na Suécia.

Os investigadores usaram o Registo Sueco de Cuidados Intensivos e identificaram todos os pacientes com COVID-19 que foram admitidos em UCI, na Suécia, durante a onda inicial da pandemia, na primavera e no verão de 2020. No entanto, a altura e peso nem sempre foram relatados no Registo.

Para os indivíduos cujos dados de altura e peso não constavam do Registo, as informações disponíveis foram complementadas, primeiro, diretamente nas UCI e, em segundo lugar, por meio do Registro Nacional de Passaportes. O último, é claro, contém detalhes sobre a altura. Assim, foi verificado o IMC atual de todos os sujeitos incluídos no estudo.

O estudo é baseado em dados que não estavam disponíveis anteriormente. Embora as pessoas com obesidade tenham sido identificadas desde o início como um grupo de risco que foi afetado de forma especialmente severa pelo COVID-19, um novo quadro mais detalhado está agora disponível para confirmar.

Maior vulnerabilidade com obesidade

Um total de 1.649 indivíduos com COVID-19 em UCI, em hospitais universitários, municipais e locais na Suécia foram incluídos no estudo e todos os doentes tinham 18 ou mais anos, três quartos eram homens. As mulheres grávidas foram excluídas.

Os resultados mostram que os pacientes com obesidade, ou seja, com IMC de 30 kg / m 2 ou mais, estavam sobrerrepresentados entre os doentes de COVID-19 em tratamento intensivo na Suécia. A proporção no estudo foi de 39,4%, enquanto o valor correspondente para a população é de aproximadamente 16%.

Um IMC alto aumenta os riscos de doenças graves com longas permanências nos Cuidados Intensivos e de morte. Uma ligação foi encontrada entre o IMC acima de 30 e um aumento de 50% no risco de mortalidade, em comparação com o grupo de pessoas de peso normal. Entre os que sobreviveram, um IMC acima de 35 mostrou estar associado a um risco de cuidados intensivos por mais de 14 dias, que era duas vezes maior do que o risco para pacientes com peso normal. As análises foram ajustadas para idade, sexo, comorbidade e para o estado de saúde do paciente na chegada à UCI.

Monitoramento vigilante vital

Lovisa Sjögren, investigadora da Sahlgrenska Academy da Universidade de Gotemburgo e pediatra no Sahlgrenska University Hospital e no Halland Hospital Halmstad, e primeira autora do estudo, referiu: “Para os indivíduos com COVID-19 que estão em cuidados intensivos, a obesidade significa um risco aumentado de morte e, entre aqueles que sobrevivem, a obesidade aumenta o risco de cuidados intensivos com duração superior a 14 dias. Com base nos nossos resultados, a obesidade deve ser incluída como um importante fator de risco na COVID-19. Pacientes com obesidade que sofrem de COVID-19 devem ser mantidos em observação constante”.

Jenny M Kindblom, Professora Associada da Sahlgrenska Academy, University of Gothenburg, e Chief Physician do Sahlgrenska University Hospital, e autora sénior do estudo, referiu: “Alguns estudos internacionais mostraram uma conexão entre o IMC elevado e o risco de adoecer gravemente com COVID-19. Agora podemos mostrar isso num contexto sueco, e com a vantagem de ter um valor de IMC totalmente atualizado para cada paciente ”.

Num estágio inicial durante a pandemia, os investigadores que conduziram o estudo estiveram em contato com a HOBS, uma organização sueca de pacientes que vivem com sobrepeso e obesidade. Muitos membros estavam preocupados que um IMC alto aumentaria o risco de doenças graves resultantes da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2.

“Na época, não havia publicações na área, e o estudo foi iniciado para nos permitir esclarecer as dúvidas dos pacientes. Esperamos agora que o maior número possível de pessoas aproveite a oportunidade para se vacinar e que os serviços de saúde incluam o IMC como fator de risco – e talvez optem por exercer vigilância especial no acompanhamento de pacientes com obesidade que sofrem de COVID-19 ”, referiu Jenny M Kindblom.