Obesidade tem impacto negativo na saúde das células do sangue

Investigação mostra que a obesidade está ligada a alterações da arquitetura celular do compartimento das células estaminais hematopoiéticas. Alterações que podem levar à criação de células mieloides, promovendo situações pré-leucémicas.

Imagem microscópica que destaca os efeitos perniciosos da obesidade na saúde a longo prazo nas células estaminais hematopoiéticas
Imagem microscópica que destaca os efeitos perniciosos da obesidade na saúde a longo prazo nas células estaminais hematopoiéticas. © Cincinnati Children's

Investigadores do Cincinnati Children’s Cancer e do Blood Diseases Institute conduziram um estudo, que assente principalmente em modelos genéticos de obesidade, permitiu mostrar o impacto da obesidade nas mudanças nocivas no compartimento das células estaminais hematopoiéticas, ou seja, na produção de células do sangue.

Damien Reynaud, investigador principal do estudo, referiu que “existe agora uma compreensão de que o compartimento das células estaminais do sangue é constituído por inúmeros subconjuntos de células”, pelo que “manter o compartimento saudável é essencial para a saúde humana. Estas células estaminais hematopoiéticas são necessárias para produzir células sanguíneas.

Obesidade e a leucemia

Embora ainda pouco compreendido, mas a investigação mostrou que a idade e o stresse ambiental podem reduzir a diversidade de células saudáveis nas nossas máquinas de produção de sangue. Para Damien Reynaud “isto pode levar a desvios da formação de células sanguíneas para células mieloides e, possivelmente, promover destinos pré-leucémicos”.

A equipa de investigação de Damien Reynaud, onde se incluiu o investigador Jung-Mi Lee, primeiro autor do estudo, mostraram que os stresses relacionados à obesidade alteram a arquitetura celular do compartimento das células estaminais hematopoiéticas e reduzem sua aptidão funcional a longo prazo. Testes em ratinhos obesos mostraram que esses efeitos são progressivos e que algumas das manifestações nocivas persistem mesmo depois que os investigadores normalizarem o peso dos animais através de controlos dietéticos.

Damien Reynaud e colegas indicam que as alterações do sistema de produção de sangue do corpo parecem estar ligados à sobreexpressão de um fator de transcrição chamado Gfi1- um gene regulador que diz a outros genes o que fazer.

Os investigadores mostraram que os stresses oxidativos no corpo causados pela obesidade conduzem à sobreexpressão de Gfi1. Quando isso acontece, produz uma alteração duradoura no compartimento das células estaminais hematopoiéticas e podem ocorrer alterações moleculares.

Olhando para o estilo de vida

Os investigadores indicam que o estudo também fornece informações sobre como fazer escolhas, que, como a dieta, podem afetar a forma sustentável de formação de sangue e contribuir para o desenvolvimento de cancro do sangue.

Dadores de medula obesos

As células estaminais hematopoéticas são uma ferramenta importante para o tratamento de leucemia e outras doenças do sangue. O estudo levanta questões sobre o uso de células estaminais hematopoiéticas de pessoas obesas em procedimentos de transplante terapêutico.

“Há pouco conhecimento acerca de como a obesidade em doadores de medula pode afetar a qualidade do compartimento das células estaminais hematopoiéticas”, referiu Damien Reynaud, e acrescentou: ” Queremos entender as alterações moleculares na obesidade para prevenir os riscos associados com o uso terapêutico de células estaminais de dadores obesos.”

O estudo que foi publicado na revista Experimental Medicine destaca o efeito pernicioso, a longo prazo, da obesidade na saúde das células estaminais que compõem o sangue, ou seja nas células estaminais hematopoiéticas.