Oito dicas da SPP para um bom sono nas noites de verão

Nem sempre o verão, e em especial o período de férias, é sinónimo de dormir bem, sendo a duração e a qualidade do sono importante para uma boa saúde. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia indica oito dicas para poder usufruir de um bom sono.

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Oito dicas da SPP para um bom sono nas noites de verão
Oito dicas da SPP para um bom sono nas noites de verão, Imagem: SPP

As férias nem sempre são sinónimo de descanso, lembra a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), e aparentemente representam uma oportunidade para pôr o sono em dia, mas na realidade não é isso que normalmente acontece.

Alguns estudos sugerem que no verão as pessoas dormem menos e com menor qualidade. Para Susana Sousa e Sílvia Correia, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, há vários motivos que podem explicar este comportamento: “A temperatura atmosférica mais elevada; a ausência de regras relacionadas com a pressão dos horários escolares ou laborais; as atividades de férias com maior número de distrações noturnas podem prejudicar o sono nas férias de verão; o facto de dormirmos num colchão diferente e com uma almofada à qual não estamos habituados” e também quando a opção é viajar para zonas mais distantes, em que a diferença de horários pode alterar os hábitos de sono.

Mas um sono de qualidade e em quantidade deve ser uma prioridade ao longo de todo o ano incluindo o período de férias. “Este alerta é válido para adultos e para crianças e adolescentes que apresentam maior tendência a perturbações do ritmo circadiano”, indicam as pneumologistas da SPP que, na sua atividade clínica, se dedicam em especial à patologia respiratória do sono.

Para que as férias sejam mesmo tempo de descanso a Sociedade Portuguesa de Pneumologia indica oito digas que no verão, no período de férias, podem ajudar a dormir mais e melhor.

1.Manter os horários regulares próximo da rotina.
2.Evitar os jantares pesados tardios, com álcool e cafeína.
3.Preparar o quarto e adequar a temperatura (temperaturas muitos quentes prejudicam o sono)
4.Exercício físico regular – sobretudo ao ar livre – aproveitar o bom tempo para uma atividade física que junta o exercício e a exposição a luz solar será o ideal.
5.Exposição a luz no início da manhã pode ajudar a regular o ciclo de sono-vigília.
6.Evitar a exposição a luz azul a noite (a ausência de pressão do horário de despertar com o horário escolar de manhã facilita a utilização de videojogos durante o período da noite por crianças e jovens).
7.Dormir 7-8h de sono, para que consiga usufruir das férias da melhor forma possível.
8.Evitar dormir com telemóveis ou outros dispositivos móveis na mesa-de-cabeceira.

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