Oito novas substâncias foram adicionadas à lista de carcinogénicos

Infeção bacteriana crónica, retardador de chama e subprodutos da desinfeção da água foram inseridos na lista de substâncias carcinogénicas. Tratamento da infeção, novas regras de uso de retardadores de chama e análises da água podem diminuir potencial carcinogénico.

Oito novas substâncias foram adicionadas à lista de carcinogénicos
Oito novas substâncias foram adicionadas à lista de carcinogénicos, Foto: Rosa Pinto

Do novo Relatório sobre carcinogénicos fazem agora parte a infeção crónica pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) como cancerígena para humanos. O trióxido de antimónio químico retardador de chama e seis ácidos haloacéticos (HAAs) encontrados como subprodutos da desinfeção da água que são inseridos na lista como razoavelmente carcinogénicos para humanos.

“O cancro afeta a vida de quase todas as pessoas, direta ou indiretamente”, disse Rick Woychik, diretor do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental e do Programa Nacional de Toxicologia, EUA. “Como a identificação de carcinogénicos é um passo fundamental na prevenção do cancro, a publicação do relatório representa uma importante atividade governamental para melhorar a saúde pública.”

O Relatório sobre carcinogénicos identifica muitos fatores ambientais diferentes, chamados coletivamente de substâncias, incluindo produtos químicos; agentes infeciosos, como vírus; agentes físicos, como raios X e radiação ultravioleta; e cenários de exposição. Uma substância é listada como conhecida como cancerígena para humanos ou como razoavelmente considerada cancerígena para humanos, para indicar o perigo potencial.

O relatório não inclui estimativas de risco de cancro porque muitos fatores contribuem para que uma pessoa possa vir a desenvolver ou não cancro. Isso inclui a potência carcinogénica da substância, o nível e a duração da exposição e a suscetibilidade de um indivíduo à ação carcinogénica da substância.

Infeção crónica por bactéria H. pylori

A H. pylorié uma bactéria que se coloniza no estômago e pode causar gastrite e úlceras pépticas. A maioria das pessoas não apresenta sintomas. A infeção crónica pode causar cancro de estômago e um tipo raro de linfoma estomacal. A infeção ocorre principalmente por contato pessoa a pessoa, especialmente em ambientes com muitas pessoas, e pode ocorrer pela ingestão de água de poço contaminada com H. pylori.

Pessoas que vivem na pobreza e certos grupos raciais, étnicos e de imigrantes são afetados desproporcionalmente pela infeção por H. pylori. O tratamento de pessoas infetadas com úlceras estomacais ou sinais de infeção estomacal pode diminuir o risco de cancro.

Trióxido de antimónio

O trióxido de antimónio é usado principalmente como um componente de retardadores de chama, em plásticos, têxteis e outros produtos de consumo. A maior exposição ocorre entre os trabalhadores que produzem a substância ou a usam para fazer retardadores de chama.

Outras pessoas estão potencialmente expostas a baixos níveis de trióxido de antimónio ao respirar ar contaminado ou poeira do uso e desgaste de produtos de consumo tratados com retardador de chama, como carpetes e móveis.

Ácidos haloacéticos de subprodutos da desinfeção de água

O tratamento da água remove contaminantes e agentes causadores de doenças da água potável. Os HAAs são formados durante a desinfeção da água a partir de uma reação entre os agentes de desinfeção à base de cloro e a matéria orgânica na água da fonte.

Como a maioria das pessoas usam os sistemas de água comunitários estão potencialmente expostos aos HAAs em água desinfetada. É necessário monitorar os sistemas municipais de água para alguns HAAs, e introduzir melhorias na tecnologia de desinfeção, como métodos de filtração, que podem reduzir os níveis de HAAs na água potável.

Os seis HAAs que estão incluídas no relatório:

  • Ácido bromocloroacético (BCA)
  • Ácido bromodicloroacético (BDCA)
  • Ácido clorodibromoacético (CDBA)
  • Ácido dibromoacético (DBA)
  • Ácido dicloroacético (DCA)
  • Ácido tribromoacético (TBA).