OMS: Aumento da COVID-19 é preocupante

As mortes, os Internamentos em Cuidados Intensivos e as hospitalizações pela COVID-19 estão a aumentar. A variante do coronavírus EG.5 está em alta e BA.2.86 já foi detetada em 11 países. A OMS aconselha a vacinação às pessoas de risco.

OMS: Aumento da COVID-19 é preocupante
OMS: Aumento da COVID-19 é preocupante

Há tendências preocupantes para a COVID-19 no hemisfério norte, antes da temporada de inverno, indicou o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), e referiu: “As mortes estão a aumentar em algumas partes do Médio Oriente e da Ásia, os internamentos nas Unidades de Cuidados Intensivos estão a aumentar na Europa e as hospitalizações estão a aumentar em várias regiões.”

O Diretor-Geral considerou que os dados que sejam à OMS ainda são limitados, quer em número de casos de infeção como em número de mortes e hospitalizações, no entanto é possível conhecer que “globalmente, não existe uma variante dominante. A variante de interesse EG.5 está em alta, enquanto as subvariantes XBB estão em declínio”, e “a variante BA.2.86 foi detetada em pequenos números em 11 países”.

Entretanto, “uma das maiores preocupações da OMS é o baixo número de pessoas, em risco, que receberam recentemente uma dose da vacina contra a COVID-19. A nossa mensagem é para não esperar para receber uma dose adicional se ela lhe for recomendada”.