OMS: hidroxicloroquina não deve ser usada para prevenir COVID-19

Organização Mundial da Saúde indica que a toma do anti-inflamatório hidroxicloroquina não teve efeito significativo na morte e internamento hospitalar de doentes com COVID-19. A OMS desaconselha o uso do medicamento na prevenção da COVID-19.

OMS: hidroxicloroquina não deve ser usada para prevenir COVID-19
OMS: hidroxicloroquina não deve ser usada para prevenir COVID-19

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha o uso de hidroxicloroquina na prevenção da COVID-19. O medicamento não é mais uma prioridade de pesquisa; os recursos devem se concentrar em outras drogas mais promissoras para prevenir covid-19

O anti-inflamatório hidroxicloroquina não deve ser usada para prevenir a COVID-19, indicam Especialistas internacionais do Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os especialistas verificaram evidências, com base em seis ensaios clínicos randomizados que envolveram mais de 6.000 participantes com e sem exposição conhecida ao coronavírus que causa a cOVID-19, que a hidroxicloroquina não teve efeito significativo na morte e internamento hospitalar de doentes com COVID-19.

Também verificaram que há evidência de certeza moderada que a hidroxicloroquina não teve efeito significativo na infeção por COVID-19 confirmada em laboratório e por outro lado pode provavelmente aumentar o risco de efeitos adversos.

Os especialistas consideram que o medicamento não é uma prioridade de investigação e que os recursos devem ser usados ​​para avaliar outros medicamentos mais promissores para prevenir a COVID-19.