OMS: Preocupações com a variante Ómicron e ações em curso

Organização Mundial da Saúde indica que a variante Ómicron é mais transmissível que a variante Delta e que vários estudos apontam para uma redução da proteção das vacinas e de anteriores infeções de SARS-CoV-2 em relação à variante Ómicron.

OMS: Preocupações com a variante Ómicron e ações em curso
OMS: Preocupações com a variante Ómicron e ações em curso

Em 26 de novembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu a designação de Ómicron à nova variante de preocupação, que foi dada a conhecer a partir da África do Sul. A Ómicron é uma variante altamente divergente com um alto número de mutações, incluindo 26 a 32 mutações na proteína spike, algumas das mutações podem estar associadas ao potencial de escapar ao sistema imunológico humoral e de ter maior transmissibilidade.

Em 22 de dezembro de 2021, a variante Ómicron já tinha sido identificada em 110 países em todo o mundo. O conhecimento sobre a variante Ómicron continua a evoluir à medida que vão sendo disponibilizados mais dados.

A ameaça de saúde pública que representa a variante Ómicron depende de quatro questões principais: o potencial de transmissibilidade; o nível de proteção dado pelas vacinas em relação à infeção prévia, ou nível de proteção contra infeção, transmissão, doença clínica e morte; o a graduação de virulência da variante em comparação com outras variantes; e como as populações entendem essas dinâmicas, percebem os riscos e seguem as medidas de controlo, incluindo de saúde pública e medidas sociais. O aconselhamento de saúde pública é baseado em informações atuais e será adaptado à medida que mais evidências surgirem em torno dessas questões-chave.

Para a OMS há evidências consistentes de que a variante Ómicron tem uma vantagem de crescimento substancial em comparação com a variante Delta, dado que se está a espalhar significativamente mais rápido do que a variante Delta em países com transmissão comunitária, com um tempo de duplicação de 2 a 3 dias.

As estimativas da taxa de crescimento na África do Sul estão a diminuir, impulsionadas em grande parte pelas taxas de declínio na província de Gauteng. No entanto, permanece incerto se a taxa de crescimento rápido observada desde novembro de 2021 pode ser atribuída à evasão imunológica ou ao aumento da transmissibilidade, mas é provavelmente uma combinação de ambos.

Os dados sobre a gravidade clínica dos pacientes infetados com a Ómicron estão a crescer, mas ainda são limitados para se tirarem conclusões. Os primeiros dados da África do Sul, Reino Unido e Dinamarca sugerem um risco reduzido de hospitalização para a variante Ómicron em comparação com a variante Delta.

No entanto, o risco de hospitalização é apenas um especto da gravidade, que pode ser alterado pelas práticas de acesso ao internamento hospitalar. São necessários mais dados por país para entender como os marcadores clínicos de gravidade, como seja: uso de oxigénio, ventilação mecânica e mortes, estão associados à variante Ómicron.

No momento, não está claro se a redução observada no risco de hospitalização pode ser atribuída à imunidade de infeções anteriores ou à vacinação e até que ponto a Ómicron pode ser menos virulenta.

Os dados preliminares de vários estudos, ainda não revistos ​​por pares, sugerem que há uma redução nos níveis neutralizantes contra a Ómicron em indivíduos que receberam uma série de vacinação primária ou naqueles que tiveram infeção de SARS-CoV-2. Além disso, o aumento do risco de reinfeção relatado na Inglaterra, Reino Unido, bem como uma tendência crescente de casos de reinfeção na Dinamarca e em Israel, podem ser potencialmente atribuídos à evasão imunológica contra a Ómicron.

Até o momento, os dados disponíveis são limitados e não existe análise revista por pares sobre a eficácia da vacina ou efetividade para a variante Ómicron. Os resultados preliminares dos estudos de eficácia da vacina divulgados na África do Sul e no Reino Unido devem devem ser interpretados com cautela tendo em conta que entre outros fatores números analisados foram relativamente pequenos.

Os resultados do Reino Unido indicam uma redução significativa na eficácia da vacina contra doenças sintomáticas para a variante Ómicron em comparação com a variante Delta, após duas doses da vacina Pfizer-BioNTech ou da AstraZeneca. Houve, no entanto, maior eficácia duas semanas após um reforço da vacina da Pfizer BioNTech, que foi ligeiramente menor ou comparável ao da Delta. Um estudo não revisto de investigadores sul-africanos relatou reduções na eficácia da vacina da Pfizer-BioNTech contra a infeção e, em menor grau, contra hospitalização.

A precisão do diagnóstico por PCR usado normalmente e do teste rápido de diagnóstico baseado em antígeno (Ag-RDT) não parece ser afetada pela Ómicron, mas estão em curso estudos da sensibilidade. A maioria das sequências variantes da Ómicron relatadas incluem uma deleção no gene S, que pode causar uma falha no alvo do gene S (SGTF) em alguns testes de PCR. Embora uma minoria de sequências compartilhadas publicamente não tenha essa exclusão, o SGTF pode ser usado como um marcador para detetar a Ómicron. No entanto, a confirmação deve ser obtida por sequenciação, uma vez que essa exclusão também pode ser encontrada em outras variantes como a Alfa e em subconjuntos das variantes Gama e Delta, que estão em circulação em todo o mundo.

A OMS espera que as intervenções terapêuticas para o tratamento de pacientes com COVID-19 grave ou crítico associado a variante Ómicron que visam as respostas do hospedeiro (como corticosteroides e bloqueadores do recetor de interleucina 6) permaneçam eficazes. No entanto, dados preliminares de publicações não revisadas por pares sugerem que alguns dos anticorpos monoclonais desenvolvidos contra SARS-CoV-2 podem ter diminuído a neutralização contra a Ómicron. Os anticorpos monoclonais precisarão de ser testados individualmente quanto à sua ligação ao antígeno e à neutralização do vírus.