OMS: Tráfego internacional com medidas devido à variante Ómicron

Organização Mundial da Saúde aconselha regras para o trafego internacional para combater propagação da variante Ómicron do SARS-CoV-2. Os países devem aumentar a investigação e preparar ferramentas para combater a COVID-19.

OMS: Tráfego internacional com medidas devido à variante Ómicron
OMS: Tráfego internacional com medidas devido à variante Ómicron

Após ter sido divulgada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a deteção na África do Sul de nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron, um número crescente de países tem vindo a introduzir medidas temporárias de viagem, incluindo a proibição temporária da chegada de viajantes internacionais de países da África Austral e de outros país onde a nova variante tem vindo a ser detetada.

A OMS elogiou a África do Sul e Botswana pelas capacidades de vigilância e sequenciação do vírus bem como pela rapidez e transparência com que enviou a informação para a OMS sobre a variante Ómicron. Uma ação que permitiu que outros países ajustassem rapidamente suas medidas de resposta no contexto da pandemia COVID-19.

A OMS indicou que a variante Ómicron tem um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes, e que uma evidência preliminar sugere que a variante apresenta um risco aumentado de reinfeção. Os atuais testes PCR continuam a ser eficazes na deteção da variante.

É esperado que a variante Ómicron seja detetada em cada vez maior número de países à medida que as autoridades nacionais intensificam suas atividades de vigilância e sequenciação. A OMS referiu que está a monitorizar a disseminação da variante Ómicron, e que decorrem estudos para entender as mutações e o impacto na transmissibilidade, virulência, diagnóstico, terapêutica e vacinas.

Enquanto os estudos científicos estão em curso para entender como a variante se comporta, a OMS faz as seguintes recomendações:

1-Os países devem continuar a aplicar uma abordagem baseada em evidências e riscos nomeadamente em relação a viagens.

2-As autoridades nacionais nos países de partida, trânsito e chegada podem aplicar uma abordagem de mitigação de risco em várias camadas para potencialmente atrasar e / ou reduzir a exportação ou importação da nova variante. Essas medidas podem incluir a triagem de passageiros antes da viagem e / ou na chegada, incluindo o uso de teste SARS-CoV-2 ou a aplicação de quarentena para viajantes internacionais.

3-A proibição generalizada de viagens não impedirão a propagação internacional e representam um fardo pesado para as vidas e os meios de subsistência. Além disso, essa proibição pode ter um impacto adverso nos esforços globais de saúde durante uma pandemia, desincentivando os países a relatar e compartilhar dados epidemiológicos e de sequenciação.

4-Quaisquer medidas de mitigação de riscos relacionados a viagens devem fazer parte de uma estratégia de resposta nacional geral:

aprimorando os esforços de vigilância e sequenciação para melhor compreender as variantes circulantes do SARS-CoV-2, não apenas entre os viajantes, mas também dentro da comunidade;

enviar sequências genómicas completas e metadados associados para bancos de dados disponível publicamente, como o GISAID;

relatar casos / grupos iniciais associados à infeção por variantes de preocupação à OMS;

realizar investigações de campo e avaliações laboratoriais para melhorar a compreensão dos potenciais impactos da variante Ómicron na epidemiologia e gravidade da COVID-19, eficácia da saúde pública e medidas sociais, métodos de diagnóstico, respostas imunes, anticorpos neutralização ou outras características relevantes;

continuar a calibrar as medidas nacionais de saúde pública e sociais de acordo com a situação epidemiológica em mudança e as capacidades dos sistemas nacionais para reduzir a circulação de COVID-19 em geral, incluindo nos pontos de entrada, usando uma abordagem baseada no risco e científica.