ONU: Direito internacional está a ser violado em Gaza

Relatora de direitos humanos nas Nações Unidas, Mary Lawlor, afirma que Israel está a violar o direito internacional em Gaza e que isso é equivalente a crimes de Guerra.

ONU: Direito internacional está a ser violado em Gaza
ONU: Direito internacional está a ser violado em Gaza

A Relator Especial da ONU para Defensores dos Direitos Humanos, Mary Lawlor, disse hoje que o que está a acontecer em Gaza é uma violação do direito internacional e que isso equivale a crimes de guerra. É necessária uma ação internacional imediata para pôr fim a estas atrocidades e ambos os lados (Israel e Hamas) devem ser responsabilizados.

Condeno absolutamente o Hamas e o que ele fez, e sou inequívoca quanto a isso, mas não se pode impor punição coletiva a uma população civil e não se pode simplesmente dizer que a culpa é do Hamas. Porque houve um bloqueio durante os últimos 16 anos e se formos entram e destroem tudo muitos civis são mortos. Receio que isto seja absolutamente proibido pelo direito internacional e também constitua crimes de guerra, e essa é apenas a posição jurídica. Estou apenas aqui a falar de factos, disse Mary Lawlor.