ONU e parceiros estão a fornecer mais de um milhão de refeições em Gaza

ONU e parceiros estão a fornecer mais de um milhão de refeições em Gaza
ONU e parceiros estão a fornecer mais de um milhão de refeições em Gaza. Foto: ©OMS/arquivo

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários no Território Palestiniano Ocupado, relatou que os principais parceiros do Sector da Segurança Alimentar (FSS) continuam, pós o cessar-fogo, a alargar a distribuição de cabazes alimentares, e que até 22 de outubro já havia 38 pontos de distribuição em funcionamento e que cerca de 64.000 agregados familiares (cerca de 320.000 pessoas) são servidas em toda a Faixa de Gaza.

No norte, a distribuição de cabazes alimentares já começou com o transporte de alimentos a partir do sul.

Até 22 de outubro, terão sido confecionadas e entregues diariamente 1.020.000 refeições por 20 parceiros com recurso a 171 cozinhas. Destas 72.000 refeições em 14 cozinhas no norte e 948.000 refeições em 157 cozinhas no centro-sul de Gaza.

Também cerca de 100.000 pães de dois quilos estão a ser produzidos diariamente em nove padarias apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Deir al Balah e Khan Younis.

No norte, mais seis padarias terão iniciado a produção na noite de 22 de outubro, após receberem combustível e farinha. O pão é distribuído gratuitamente pelos parceiros em mais de 230 locais ou vendido por mais de 20 retalhistas contratados a um preço subsidiado de 3 NIS por embalagem.

Também, é relatado que entre 15 e 22 de outubro, foram recolhidas 150 toneladas de alimento animal concentrado na travessia de Kerem Shalom. A ração para pequenos ruminantes – principalmente ovelhas, cabras, gado e burros que apoiam a prestação de serviços humanitários – está a ser reembalada em sacos de 50 quilos para distribuição a mais de 1.700 pastores em Deir al Balah.