Operação contra fraudes identificou 18.351 “mulas de dinheiro”

Com a coordenação da Europol, uma operação sobre lavagem de dinheiro, identificou 18 351 “mulas de dinheiro” e permitiu deter 1.803 pessoas.

Operação contra fraudes identificou 18.351 “mulas de dinheiro”
Operação contra fraudes identificou 18.351 “mulas de dinheiro”. Foto: DR

A Europol divulgou que numa operação que envolveu autoridades de 27 países, incluindo Portugal, resultou na detenção de 1 803 pessoas e na identificação de mais de 18 mil “mulas de dinheiro”. Foi revelado que “mulas de dinheiro” estavam a ser usadas para lavagem de dinheiro de uma variedade de fraudes online, que incluíam, entre outras, o comércio eletrónico e o phishing.

Durante cerca de dois meses e meio a operação atuou em instituições financeiras e no setor privado, incluindo Western Union, Microsoft e Fourthline, num esforço concertado contra a lavagem de dinheiro na Europa, Ásia, América do Norte, Colômbia e Austrália.

Os investigadores para além da lavagem de dinheiro através de redes de “mulas de dinheiro”, os investigadores também procuraram informações sobre as fontes desses lucros ilícitos, e permitindo ter mais conhecimento sobre o tamanho e a natureza das economias criminosas.

De 15 de setembro a 30 de novembro a operação permitiu o seguinte ação:

Identificar 18 351 “mulas de dinheiro”;

Identificar 324 recrutadores;

Deter 1.803 pessoas;

Desenvolver 2.503 investigações iniciadas;

Detetar 7.000 transações fraudulentas;

Evitar perdas de 67,5 milhões de euros.