Orçamento para Europa Criativa aumenta 100 milhões de euros em 2022

Comissão Europeia divulgou hoje, 13 de janeiro de 2022, que irá lançar concursos para apresentação de propostas para o financiamento no âmbito do programa Europa Criativa. O programa tem um orçamento de cerca de 385 milhões de euros.

Orçamento para Europa Criativa aumenta 100 milhões de euros em 2022
Orçamento para Europa Criativa aumenta 100 milhões de euros em 2022. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou hoje que irá lançar convites à apresentação de propostas para no âmbito do programa Europa Criativa. Com um orçamento de cerca de 385 milhões de euros, ou seja, quase mais 100 milhões de euros do que em 2021, o programa vai reforçar o apoio aos Cultur, tendo também em conta os desafios resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19 e a pela crescente concorrência mundial.

A vertente Cultura do programa irá incluir novos convites e iniciativas para os setores da música, do património cultural, das artes do espetáculo e da literatura. Além disso, irá lançar um regime de mobilidade que oferecerá aos artistas, criadores ou profissionais da cultura a oportunidade de ir para o estrangeiro com vista ao desenvolvimento profissional ou a colaborações internacionais, bem como de encontrar novos públicos, de coproduzir, de cocriar ou de apresentar o seu trabalho, anunciou a Comissão Europeia.

A vertente MEDIA, que está centrada no audiovisual, tem várias novidades, em 2022. Neste vertente será financiado o apoio ao desenvolvimento de jogos de vídeo inovadores e de experiências de realidade virtual. Uma nova ação, designada “MEDIA 360 graus”, vai centrar-se nos fóruns industriais de vanguarda que interajam com as empresas ao longo de toda a cadeia de valor audiovisual.

A Comissão Europeia referiu que para continuar a impulsionar a inovação, irá ser lançado o portal para o mercado dos meios de comunicação social destinado a empresas promissoras em fase de arranque. A colaboração entre festivais de cinema será reforçada através de diversas redes. Por último, a vertente transetorial aumentará o financiamento do Laboratório de Inovação Criativa para projetos conjuntos de inovação que envolvam vários setores criativos, contribuindo também para o Novo Bauhaus Europeu.

Também irá ser alargado o apoio aos meios de informação através de medidas suplementares para promover a liberdade dos meios de comunicação social.

Para a Comissão “os setores cultural e criativo foram sempre uma faceta enriquecedora da vida europeia, contribuindo para a coesão social e a diversidade da Europa, bem como para a sua economia, representando 4,2 % do PIB total e 3,7 % da mão-de-obra na União Europeia.”