Os mais jovens marcaram a Semana Mundial da Água de 2018

Semana Mundial da Água de 2018 decorreu de 26 a 31 de agosto. O evento organizado pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo mostrou que os jovens devem liderar os assuntos da água e que esta diz respeito a todos, e em todo o mundo.

Os mais jovens marcaram a Semana Mundial da Água de 2018
Os mais jovens marcaram a Semana Mundial da Água de 2018. Foto: Jonas Borg

A água é um assunto que diz respeito a todos e em todo o mundo, e os mais jovens têm a missão de assumir a liderança global neste domínio como foi evidente durante a Semana Mundial da Água que decorreu na passada semana.

O principal evento anual sobre a água, a Semana Mundial da Água, organizado pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI, sigla do inglês) reuniu mais de 3.600 participantes de 133 países em quase 300 sessões.

O evento é conhecido por nele envolver participantes de diferentes setores e países, e este ano os participantes com menos de 35 anos assumiram mais a palavra do que em qualquer ano anterior. Um facto importante que foi sublinhado pelo Diretor Executivo do SIWI, Torgny Holmgren, referindo: “Estamos no caminho certo!” e acrescentou: “Há muitas grandes coisas a acontecer.”

Por sua vez Antonella Vagliente, da Young Water Solutions, enfatizou como jovens de origem indígena estão a transformar o conhecimento tradicional em novos negócios: “Eles adaptaram seus estilos de vida e suas comunidades à natureza e temos muito a aprender com isso.”

O tema de 2018, “Água, ecossistemas e desenvolvimento humano”, destacou as soluções baseadas na natureza e como elas podem ser combinadas com práticas convencionais. A mensagem era clara – uma combinação de abordagens verde e cinza é o único caminho a seguir.

“A nossa ideia é que as soluções baseadas na natureza funcionam”, comentou Andrea Erickson, da The Nature Conservancy, depois de experienciar um conjunto de casos de todo o mundo.

Viktoria Granström, Líder da Iniciativa da Água na IKEA Industry, descreveu como ela, depois de iniciar seu trabalho em 2008, procurou bons exemplos de estratégias de cooperação de água: “Eu pensei que talvez algum outro grupo industrial fizesse o mesmo. Infelizmente, não encontrei nenhuma estratégia de água em grupo, incluindo todos os tipos de água.”

A responsável da IKEA instou as empresas a agirem sobre a água: “Defina suas próprias regras para que sejam aceites por si! E muitas dessas soluções têm um tempo de retorno muito curto!”

Durante a Semana, a Princesa Herdeira da Suécia entregou o Prémio de Água de Estocolmo aos professores Bruce Rittmann, dos EUA, e Mark van Loosdrecht, da Holanda, e galardoou com o Prémio Júnior de Estocolmo os estudantes Caleb Liow Jia Le e Johnny Xiao Hong Yu, de Singapura.

Dois estudantes foram reconhecidos por produzirem óxido de grafeno reduzido, um material que pode ser usado para purificar a água de campos agrícolas.

A Semana Mundial da Água de 2019 irá decorrer de 25 a 30 de agosto em que o tema será “Água para a sociedade – incluindo todos”.