Pai Natal visita doentes nos Hospitais de Leiria e Pombal com Les Amis du Plateau

Associação Les Amis du Plateau, de emigrantes portugueses em França, dinamiza iniciativa que leva Pai Natal ao Centro Hospitalar de Leiria. No dia 25 de dezembro, doentes internados nos Hospitais de Leiria e Pombal têm visita cheia de surpresas.

Pai Natal visita doentes nos Hospitais de Leiria e Pombal com Les Amis du Plateau
Pai Natal visita doentes nos Hospitais de Leiria e Pombal com Les Amis du Plateau. Foto: © Rosa Pinto

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe o Pai Natal no dia 25 de dezembro. Uma visita recheada de surpresas para crianças e idosos internados no Hospital de Santo André, em Leiria, e no Hospital Distrital de Pombal. A iniciativa é da Associação Les Amis du Plateau, criada por um grupo de emigrantes portugueses residentes em França.

A associação Les Amis du Plateau tem vindo ao longo dos anos, a realizar diversas iniciativas de homenagem e ajuda a Portugal e França, e pelo segundo ano consecutivo convida o “Pai Natal” a visitar os doentes dos hospitais de Leiria.

Valdemar Francisco, Gilberto Francisco e Michäel António representantes da Associação e naturais da região de Leiria, acompanham o Pai Natal que leva no trenó presentes e alegria, como manda a tradição, nesta visita aos doentes internados do CHL. Profissionais de saúde bem como os utentes do CHL acolhem com o Pai Natal e os Les Amis du Plateau.

Com uma história pessoal e familiar que o obrigou a passar muito tempo em hospitais, Gilberto Mota encontrou forma de minimizar o estigma dos hospitais e da doença, visitando regularmente estas instituições, num ritual que se repete há anos, e que faz agora questão de repetir na sua terra Natal, Leiria.

A visita decorre no Dia de Natal, dia 25 de dezembro, com início pelas 14h00 no Hospital Distrital de Pombal, nos internamentos de Medicina e na Unidade de Internamento de Curta Duração da Urgência, e pelas 16h00, no Hospital de Santo André, onde passará pela Pediatria, pelos serviços de Medicina I e Medicina II. As crianças e jovens da Pediatria foram desafiados a escrever uma carta ao Pai Natal com o seu desejo e, quem sabe, estas cartas podem ter chegado ao Polo Norte e no dia 25 trazer com o auxílio de Les Amis du Plateau grandes surpresas.

Valdemar Francisco, presidente da Les Amis du Plateau, há quase 60 anos em França, vê nestas ações a melhor forma de agradecer tudo de bom que a vida lhes trouxe em França, e também contribuir para ajudar a apoiar aqueles que, por circunstâncias diversas, são mais desfavorecidos. Por isso faz questão de voltar a Leiria para visitar as crianças, jovens e idosos internados nos hospitais, contribuindo para fazer do Natal uma época mais feliz.

“A experiência do ano passado foi fantástica, passámos momentos muito felizes na visita do nosso amigo Pai Natal, e foi com grande alegria que recebemos a notícia de que iria voltar aos nossos hospitais”, referiu Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL “Estamos de portas abertas à nossa comunidade, e queremos que os nossos utentes sintam esse carinho e esse amor, ainda mais nesta época festiva que infelizmente, terão de passar internados no hospital. Seja bem-vindo, Pai Natal!”.