Paracetamol pode ser prejudicial ao coração

Paracetamol pode ser prejudicial ao coração
Paracetamol pode ser prejudicial ao coração. Foto: TV Europa

O analgésico paracetamol altera as proteínas do tecido cardíaco quando usado regularmente em doses moderadas, de acordo com um novo estudo realizado em ratos. Os investigadores apresentaram os resultados da investigação no American Physiology Summit, o principal encontro anual da American Physiological Society (APS), em Long Beach, Califórnia, EUA.

“Descobrimos que o uso regular de paracetamol em concentrações consideradas seguras – equivalente a 500 mg/dia – provoca a alteração de inúmeras vias de sinalização dentro do coração”, disse Gabriela Rivera, primeira autora do estudo, Universidade da Califórnia, Davis.

Acredita-se que o acetaminofeno, o ingrediente ativo do Tylenol e de muitos outros medicamentos para a dor, apresente um baixo risco de efeitos colaterais prejudiciais quando usado conforme as instruções. Muitas vezes é recomendado em vez de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, para pessoas com pressão alta ou doenças cardíacas.

No passado, estudos que examinaram os possíveis efeitos do paracetamol no coração resultaram em resultados mistos. No entanto, Gabriela Rivera diz que investigações anteriores sugeriram consistentemente que o uso regular de paracetamol em altas doses tem maior probabilidade de causar problemas cardíacos do que usá-lo apenas ocasionalmente e em doses mais baixas.

Observar os níveis de várias proteínas nos tecidos é uma forma comum dos cientistas avaliarem até que ponto o corpo está a desempenhar as suas funções normais. A investigadora estudo o paracetamol em ratos e verificou que afeta o equilíbrio das proteínas no coração.

Os investigadores forneceram água pura a alguns ratos, enquanto a outros forneceram água com uma quantidade de paracetamol equivalente a 500 mg (a quantidade contida em um comprimido de Tylenol extra forte) por dia num ser humano adulto.

Após sete dias, os ratos que receberam paracetamol apresentaram alterações significativas nos níveis de proteínas associadas a vias bioquímicas envolvidas em uma série de funções, como produção de energia, uso de antioxidantes e quebra de proteínas danificadas.

“Esperávamos que duas ou três vias fossem alteradas, mas descobrimos que mais de 20 vias de sinalização diferentes foram afetadas”, disse a investigadora.

Os resultados sugerem que o uso de acetaminofeno em doses médias a altas a longo prazo pode causar problemas cardíacos como resultado do stress oxidativo ou do acúmulo de toxinas que são produzidas à medida que o paracetamol se decompõe, disse Gabriela Rivera. Embora os nossos corpos geralmente consigam eliminar essas toxinas antes que elas causem danos, pode ser mais difícil para o corpo acompanhar quando doses médias a altas são tomadas de forma consistente ao longo do tempo.

Uma ressalva é que a investigação foi feita em ratos e não pode necessariamente ser automaticamente extrapolada para humanos, observou Gabriela Rivera. Os investigadores sugeriram que se deve limitar o uso de paracetamol a alguns dias seguidos e discutir quaisquer preocupações em relação ao uso de altas doses de paracetamol com o médico que faz o acompanhamento.