Parlamento Europeu aguarda candidatos a Comissários

Conselho Europeu e presidente da Comissão devem propor ao Parlamento Europeu os novos Comissários e o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros. Os candidatos devem ser aprovados pelo Parlamento até 24 de outubro.

0
Parlamento Europeu aguarda candidatos a Comissários
Parlamento Europeu aguarda candidatos a Comissários. Foto: © União Europeia

Depois da eleição de Ursula von der Leyen, pelo Parlamento Europeu, para Presidente da Comissão Europeia, são aguardado os nomes dos candidatos propostos para Comissários e para a Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

Depois de uma eleição com 383 votos a favor, 327 contra e 22 abstenções, Ursula von der Leyen, agora presidente da Comissão Europeia eleita vai solicitar aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia que indiquem os candidatos a comissários.

A nova Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen, que terá uma duração de cinco anos, deverá começar no dia 1 de novembro de 2019. Para isso o Parlamento Europeu terá ainda de aprovar os novos Comissários e Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, o que deverá acontecer na sessão plenária de 21 a 24 de outubro, depois das audições dos comissários indigitados nas comissões parlamentares competentes, de 30 de setembro a 8 de outubro.

O Parlamento Europeu deverá avaliar os candidatos a comissários “em função da sua competência geral, do seu empenho europeu e da sua independência pessoal, bem como o seu conhecimento das pastas para as quais são propostos e a sua capacidade de comunicação”.

O Parlamento vai ter também “particularmente em conta o equilíbrio entre homens e mulheres, podendo também pronunciar-se sobre a distribuição das pastas efetuada pela presidente eleita”.

Depois de aprovados pelo Parlamento, os membros da Comissão são nomeados pelo Conselho Europeu, deliberando por maioria qualificada.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!