PE atribui Prémio Sakharov 2020 a oposição democrática na Bielorrússia

A oposição democrática na Bielorrússia vence Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 do Parlamento Europeu. Um prémio pela “coragem, resiliência e determinação” na luta pela “verdade” na Bielorrússia.

PE atribui Prémio Sakharov 2020 a oposição democrática na Bielorrússia
PE atribui Prémio Sakharov 2020 a oposição democrática na Bielorrússia. Foto: © Rosa Pinto

O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, anunciou a atribuição do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 do Parlamento Europeu à oposição democrática na Bielorrússia.

David Sassoli, no seu discurso de homenagem à oposição democrática na Bielorrússia, referiu: “Congratulo as representantes da oposição bielorrussa pela sua coragem, resiliência e determinação. Por se terem mantido, e por ainda se manterem, fortes perante um adversário mais poderoso. Porém, elas têm do seu lado algo que a força bruta nunca poderá derrotar – a verdade. Portanto, a minha mensagem para vós, caras laureadas, é que se mantenham fortes e não desistam da vossa luta. Saibam que estamos do vosso lado”.

O presidente do PE acrescentou: “Queria também deixar uma palavra relativamente à recente morte de um dos nossos finalistas deste ano, Arnold Joaquín Morazán Erazo, um elemento do grupo ambientalista Guapinol. Este grupo opõe-se a uma mina de óxido de ferro nas Honduras. É imperativo que seja aberta uma investigação credível, independente e imediata para este caso e que os responsáveis sejam responsabilizados”.

A oposição democrática na Bielorrússia é representada pelo Conselho de Coordenação, uma iniciativa de mulheres corajosas e de figuras proeminentes da política e da sociedade civil.

A Bielorrússia está envolta numa crise política desde as eleições presidenciais de 9 de agosto, que levaram a uma revolta popular contra o Presidente Alexander Lukashenko. Na sequência destes protestos, o regime bielorrusso iniciou uma repressão severa contra os manifestantes que se vêm exigindo a demissão do Presidente e a reposição da “verdade” das últimas eleições.

O PE aprovou dia 21 de outubro, um relatório com novas recomendações, apelando a uma revisão compreensiva das relações da UE com a Bielorrússia.

O PE indicou que a cerimónia de entrega do Prémio Sakharov 2020 irá decorrer a 16 de dezembro de 2020.