Pedido de auxílio intercalar à TAP de 463 milhões de euros

Governo pede à Comissão Europeia a concessão de um auxílio intercalar à TAP, num montante máximo de 463 milhões de euros. Este auxílio tem como objetivo garantir a liquidez da companhia aérea até à aprovação do Plano de Reestruturação.

Pedido de auxílio intercalar à TAP de 463 milhões de euros
Pedido de auxílio intercalar à TAP de 463 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

O Governo apresentou à Comissão Europeia um pedido para concessão de um auxílio intercalar à TAP, num montante máximo de 463 milhões de euros, para permitir à companhia aérea garantir liquidez até à aprovação do Plano de Reestruturação.

Apesar de a TAP se encontrar em assistência ao abrigo do auxílio de Emergência e Reestruturação, no âmbito da negociação do Plano de Reestruturação entre Portugal e a Comissão Europeia, foi aceite que pudesse haver um auxílio para reduzir as necessidades de tesouraria para 2021 que constavam do Plano de Reestruturação.

A notificação deste presente auxílio, que o Governo espera possa ser brevemente aprovada pela Comissão Europeia vai permitir dar resposta mais imediata às necessidades da TAP. Como consequência da situação que decorre da especial severidade do impacto da COVID-19 no setor da aviação e da evolução recente da mesma.