Pedro Calado eleito Presidente do Grupo de Trabalho Migrações da OCDE

Pedro Calado, atual Alto-comissário para as Migrações, foi eleito Presidente do Grupo de Trabalho Migrações da OCDE. O cargo é por três anos e sucede à francesa Marie-Hélène Amiel.

Pedro Calado eleito Presidente do Grupo de Trabalho Migrações da OCDE
Pedro Calado eleito Presidente do Grupo de Trabalho Migrações da OCDE

O Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, foi eleito, hoje, dia 11 de julho, Presidente do Grupo de Trabalho Migrações (Working Party on Migration) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O português foi eleito com a maioria de votos de 23 Estados-Membros da OCDE, designadamente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Turquia, para suceder à francesa Marie-Hélène Amiel.

Pedro Calado que foi eleito para um mandato de três anos vai manter o cargo de Alto-comissário para as Migrações, ou seja, vai a assumir os dois cargos em simultâneo.

O Grupo de Trabalho Migrações da OCDE a que o português vai presidir reúne representantes de diversos Estados-Membros da OCDE, que desenvolvem trabalho no domínio das migrações, e também de outras entidades internacionais como a Organização Internacional para as Migrações e a Comissão Europeia.

O relatório anual ‘International Migration Outlook’ é um dos contributos mais importante dado pelo Working Party on Migration.