O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje as nomeações de Jan de Carpentier para vice-presidente do Conselho Único de Resolução (CUR) bem como do jurista português Pedro Machado e do espanhol Jesús Saurina para membros.
Os elementos do CUR foram propostos em 14 de janeiro, pela Comissão Europeia, incluindo Pedro Machado para o cargo de membro e diretor encarregado do desenvolvimento e da coordenação das políticas de resolução no CUR, por um período de cinco anos. O PE aprovou agora a nomeação do jurista português com 441 votos a favor, 171 contra e 53 abstenções.
A aprovação de Pedro Machado vem no seguimento de uma audição realizada na comissão parlamentar dos Assuntos Económicos e Monetários, responsável pela apreciação das qualificações dos candidatos ao cargo, em 22 de janeiro, que emitiu relatório favorável à nomeação.
O Conselho Único de Resolução é um elemento central da União Bancária e do seu Mecanismo Único de Resolução. Compete ao CUR garantir a resolução ordenada dos bancos insolventes, com um impacto mínimo na economia real e nas finanças públicas dos países da União Europeia participantes.
A nomeação de Jan de Carpentier, dos Países Baixos, para vice-presidente do CUR foi aprovada pelo PE com 414 votos a favor, 186 contra e 55 abstenções e a de Jesús Saurina de Espanha como membro do CUR com 404 votos a favor, 153 contra e 76 abstenções.
Pedro Machado é licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e fez estudos de pós-graduação no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália.
O Jurista exerceu funções de consultor jurídico no Banco Central Europeu de 2001 a 2006 e no Banco de Portugal de 2006 a 2011, tendo durante este período sido membro do Comité Jurídico do Sistema Europeu de Bancos Centrais (LEGCO).
Pedro Machado foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças de 2011 a 2013, no Banco de Portugal exerceu funções de Diretor-Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal de 2013 a 2014.
De 2015 até agosto de 2017 foi sócio responsável de risco e regulação financeira na consultora PwC Portugal, e a partir de setembro de 2017 passou a assumir as funções de Diretor do Departamento de Serviços Jurídicos e Chief Legal Counsel do Banco de Portugal.
Pedro Machado foi ainda de 2012 a 2015, membro não-residente do Conselho de Administração do Banco Europeu de Investimento.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta