Período escolar terminou com 24 mil alunos e trabalhadores em isolamento profilático

No final do 1.º período letivo cerca de 24 mil alunos, docentes e não docentes estavam em isolamento profilático, em 2020 eram 87 mil. Ministério da Educação justifica a diminuição com a alta taxa de vacinação.

Período escolar terminou com 24 mil alunos e trabalhadores em isolamento profilático
Período escolar terminou com 24 mil alunos e trabalhadores em isolamento profilático. Foto: © Rosa Pinto

Num universo de cerca de 1,3 milhões de alunos, docentes e não docentes que estudam ou trabalham nas escolas públicas, e num total de mais de 55 mil turmas, verificou-se que nas últimas duas semanas do 1.º período letivo, menos de 500 turmas estavam em isolamento. Um número inferior ao do mesmo período do ano anterior, em que estavam em isolamento mais de 700 turmas.

No mesmo universo de alunos e outros trabalhadores nas escolas, no final do 1.º período letivo cerca de 24 mil alunos, docentes e não docentes estavam em isolamento profilático, em comparação com os 87 mil alunos e trabalhadores registados em 2020.

Os dados do Ministério da Educação (ME) indicam que os dados introduzidos já após o término do 1.º período letivo), mostram o destaque para os mais de 7 mil casos (0,5% da comunidade escolar) registados entre os dias 14 de setembro e 17 de dezembro de 2021, o que representa uma quebra para metade face a igual período de 2020 (que foi de cerca de 16 mil casos identificados),

O ME indica, em comunicado, que com a entrada em vigor das novas normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta situação deixará de ocorrer nos mesmos moldes, atendendo às novas regras para os isolamentos que constam da atualização do Referencial Escolas 2021-2022.

Durante o 1.º período do presente ano letivo, num total de cerca de 5.400 estabelecimentos de educação e ensino, houve registo de casos positivos em 2.000. No mesmo período do ano letivo anterior houve registo de casos positivos em cerca de 2.800.

Para o ME “esta redução dos números, de um ano para outro, dever-se-á aos excelentes resultados alcançados por Portugal na vacinação, tendo os profissionais docentes e não docentes sido um bom exemplo dessa adesão à vacina (taxa de vacinação de 99% na primeira fase, conforme indicação das autoridades de saúde). Também a vacinação dos jovens corre a bom ritmo, com resultados muito significativos alcançados até ao momento.”