Planos de Israel de ocupação militar total de Gaza e deportações preocupam ONU

Planos de Israel de ocupação militar total de Gaza e deportações preocupam ONU
Planos de Israel de ocupação militar total de Gaza e deportações preocupam ONU. Foto: © ONU

Os planos relatados por Israel de transferir à força a população de Gaza para uma pequena área no sul e as ameaças de autoridades israelitas de deportar os palestinianos para fora da Faixa de Gaza agravam ainda mais as preocupações sobre as ações de Israel, indica em comunicado o Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Para o Alto-comissário da ONU “não há razão para acreditar que a intensificação das estratégias militares, que durante um ano e oito meses não levaram a uma resolução duradoura, incluindo a libertação de todos os reféns, tenha agora sucesso”.

“A expansão da ofensiva em Gaza causará certamente mais deslocações em massa, mais mortes e feridos de civis inocentes, e a destruição da já escassa infraestrutura de Gaza”. As ações de Israel só irão a agravar “a miséria e o sofrimento infligidos pelo bloqueio total à entrada de produtos básicos, que já dura quase nove semanas.”

“Os habitantes de Gaza já foram privados de todas as necessidades vitais, especialmente alimentos, com ataques israelitas implacáveis ​​contra cozinhas comunitárias e aqueles que tentam manter um mínimo de lei e ordem”, refere o comunicado do Alto-Comissário.

Volker Türk afirma: “Qualquer uso da fome da população civil como método de guerra constitui um crime de guerra.”

O Alto-comissário da ONU conclui: “A única solução duradoura para esta crise reside no pleno cumprimento do direito internacional, incluindo o articulado pelo Tribunal Internacional de Justiça na sua Opinião Consultiva de 2024 e nas suas ordens sobre medidas provisórias.”