Portugal envia para Angola mais 185 mil doses de vacinas COVID-19

Mais 185 mil doses da vacina AstraZeneca são enviadas por Portugal para Angola. A doação portuguesa é também acompanhada de seringas e agulhas. No total o número de doses de apoio às autoridades de saúde angolanas soma as 370 mil doses.

Portugal envia para Angola mais 185 mil doses de vacinas COVID-19
Portugal envia para Angola mais 185 mil doses de vacinas COVID-19

Angola recebe mais 185 mil doses da vacina AstraZeneca doadas por Portugal. As vacinas são acompanhadas dos materiais necessários para serem administradas, como seringas e agulhas, entre outros recursos.

Este novo apoio de Portugal às autoridades de saúde angolanas segue-se a outros dois que já foram enviados para Angola nos passados dias 15 de julho e 19 de agosto. Com este terceiro lote de vacinas, são já 370 mil doses de vacinas com que Portugal apoia o Plano Nacional de vacinação contra a COVID-19 de Angola.

Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste.

Portugal assumiu o compromisso político de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a Cimeira da CPLP que teve lugar em julho passado em Luanda.