Portugal lidera projeto europeu de inteligência de redes elétricas

Projeto europeu InteGrid vai aumentar a inteligência das redes elétricas de Portugal, Suécia e Eslovénia. Participam no projeto a EDP Distribuição, Águas de Portugal, New R&D e o INESC TEC. O financiamento da União Europeia é de 11,3 milhões de euros.

Redes Elétricas Inteligentes
Redes Elétricas Inteligentes. Foto: DR

Portugal, Suécia e Eslovénia integram o projeto europeu InteGrid que tem como objetivo aumentar a inteligência das suas redes elétricas. O projeto envolve o trabalho de mais de 50 técnicos, pertencentes a 14 instituições de 8 países europeus. O investimento total até 2020 é de 15 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia em 11,3 milhões de euros.

O projeto prevê a instalação de cinco demonstradores de redes elétricas inteligentes, três em Portugal, um na Suécia e um na Eslovénia. Em Portugal a demonstração do projeto vai abranger uma área no centro do país, desde o Alentejo ao Oeste, passando por Lisboa, e vai integrar consumidores residenciais e industriais.

Em Portugal participam no projeto InteGrid a EDP Distribuição, como coordenador do projeto, Águas de Portugal, o Centre for New Energy Technologies – New R&D e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência – INESC TEC, como coordenador técnico.

O objetivo principal do projeto InteGrid é “testar no terreno soluções inovadoras de redes elétricas inteligentes em três pilares: flexibilidade do consumo de energia elétrica para consumidores domésticos e industriais, sistemas de armazenamento de energia e previsões de produção de energias renováveis e consumo.”

O projeto prevê no caso específico do consumo doméstico o desenvolvimento de tecnologia “para que os consumidores possam gerir de forma inteligente o consumo de energia elétrica.”

Benefícios para os consumidores de energia

Para Pedro Godinho Matos, coordenador do projeto InteGrid e consultor na EDP Distribuição, a implementação de um sistema de inteligência da rede elétrica vai trazer benefícios diretos para os consumidores domésticos, “que vão poder ter acesso a mais informação sobre o seu comportamento enquanto consumidores e vão dispor de ferramentas que lhes permitem melhorar a sua eficiência energética e interagir de forma mais ativa.”

O coordenador do projeto esclareceu: “A solução que estamos a desenvolver integra conceitos de comunidade/rede social e outras tecnologias, tais como a produção de base fotovoltaica e armazenamento local”.

No caso específico dos consumidores industriais o projeto vai trazer benefícios diretos, “uma vez que vão poder ter acesso a ferramentas e sistemas que lhes permitem disponibilizar a sua flexibilidade de consumo aos operadores de redes do setor elétrico, REN e EDP Distribuição, estando previsto no projeto um estudo que irá detalhar os benefícios associados, que poderão passar pela prestação de serviços ao sistema elétrico.”

Tecnologia e metodologia inovadora

Ricardo Bessa, coordenador técnico do projeto e investigador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, indica que “no projeto vão ser demonstradas, em ambiente real, técnicas avançadas de análise de dados para otimizar os consumos de energia elétrica de diferentes processos e de metodologias para quantificação da flexibilidade dos processos industriais”.

Para além dos três demonstradores de redes elétricas inteligentes que irão ser instalados em Portugal, o demonstrador a instalar em Estocolmo, na Suécia, vai abranger consumidores residenciais e o que vai a ser instalado em Liubliana, na Eslovénia vai abranger consumidores domésticos e edifícios.

Projeto e parceiros

O InteGrid é financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia em investigação e inovação, teve início em janeiro de 2017, e decorre até 30 de junho de 2020.

O projeto é coordenado pela EDP Distribuição e conta com a participação do INESC TEC, Águas de Portugal e New R&D, em Portugal, Austrian Institute of Technology GmbH e cyberGRID GmbH & Co., na Áustria, Elektro Ljubljana, na Eslovénia, GE Grid Solutions, no Reino Unido, DNV GL Netherlands, na Holanda, KTH – Royal Institute of Technology, SIMAM – LocalLife e Ellevio, na Suécia, IIT Institute for Research in Technology, Comillas University, em Espanha e SAP SE, na Alemanha.