Portugal pagou mais mil milhões de euros do empréstimo do FMI

    Portugal fez mais um reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no montante de mil milhões de euros, relativo ao empréstimo do FMI, e vai proceder a novo reembolso antecipado de dois mil milhões de euros até ao final de 2017.

    Ministério das Finanças, Lisboa
    Ministério das Finanças, Lisboa. Foto: Rosa Pinto

    O Ministério das Finanças (MF) indicou que Portugal fez, em 25 de outubro, o reembolso antecipado ao FMI de mil milhões de euros, relativo ao empréstimo do FMI que vencia entre maio e junho de 2020.

    Com o pagamento dos mil milhões de euros, Portugal já liquidou 66% do empréstimo do FMI, que era de 26.300 milhões de euros. O MF indicou que até final do ano, vai proceder ao reembolso antecipado de mais dois mil milhões de euros, antecipando as amortizações do empréstimo que ocorreriam até novembro de 2020.

    O MF referiu que os pagamentos antecipados ao FMI não irão ter impacto nas emissões de dívida no mercado internacional a realizar ainda em 2017.

    “O plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado em 2018 fazendo já parte do programa de financiamento da República. No final deste ano estarão também garantidas cerca de 40% das necessidades brutas de financiamento de 2018, incluindo 1,4 mil milhões de euros de pagamentos ao FMI”, referiu em nota o MF.

    Para o MF “o reembolso antecipado ao FMI contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média.”