Português participa em missão de simulação a Marte, AMADEE-18

João Lousada da GMV INSYEN integra missão de simulação a Marte, AMADEE-18. A missão de seis Astronautas Análogos consiste em realizar, durante um mês, uma série de experiências num ambiente que simula uma missão a Marte.

João Lousada
João Lousada. Foto: OeWF/Paul Santek

João Lousada, colaborador da GMV INSYEN, na Alemanha, Astronauta Análogo e subcomandante de campo do Fórum Espacial Austríaco (OeWF), integra a equipa que participa na missão de simulação a Marte, AMADEE-18.

A equipa de missão constituída por seis astronautas análogos vão descer até à árida paisagem do deserto de Dhofar, em Omán, para viver em isolamento e realizar uma série de experiências num ambiente que simula uma missão a Marte.

A missão AMADEE-18, liderada pelo OeWF em parceria com organizações internacionais de investigação, vai levar durante o mês de fevereiro uma tripulação de campo formada por 15 membros de 8 países que vão conduzir um conjunto de testes de preparação para futuras missões humanas a Marte.

Os testes a desenvolver são no campo da engenharia, operações de superfície planetária, astrobiologia, geofísica e geologia, ciências da vida e de outras disciplinas. Faz parte das experiências a utilização de um drone, veículos terrestres robóticos (rovers) e um viveiro insuflável para simular missões a Marte.

Uma outra equipa vai trabalhar no Centro de Suporte da Missão (MSC, sigla em inglês) a partir de Innsbruck, na Áustria, com um atraso de sinal de 10 minutos entre as duas equipas, simulando assim o tempo de propagação do sinal entre Marte e a Terra.

Os astronautas análogos que integram a missão passaram por um sistema rigoroso de seleção e de treino para operar com o simulador de fato espacial Aouda do OeWF e realizar as diferentes experiências científicas e atividades de campo. Atuam também como a face visível do projecto, representando a missão como embaixadores nos media e em atividades educativas.

Para além de João Lousada participa também Laura Zanardini da GMV INSYEN, neste caso como Diretora de Voo desde o Centro de Suporte da Missão. A partir do centro vai coordenar a planificação e a execução da missão para garantir o cumprimento dos objetivos.

João Lousada com responsabilidade no Centro de Controlo de Columbus

João Lousada, de 29 anos licenciou-se em Engenharia Aeroespacial em Lisboa, fez tese de mestrado na Universidade de Victoria, Canadá, centrada na determinação da atitude do satélite, e atualmente trabalha na GMV INSYEN, na Alemanha, onde ocupa o cargo de Engenheiro de Operações de Voo para Columbus. O jovem João Lousada, para-quedista certificado e mergulhador de resgate, é responsável pelo controlo de subsistemas do módulo Europeu da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) no Centro de Controlo de Columbus em Munique.