Posto de reabastecimento de hidrogénio apresentado na feira de Hanôver

Designworks, uma subsidiária da BMW, em parceria com a Shell desenvolveram um inovador posto de reabastecimento de hidrogénio. O posto que está a ser apresentado em Hanôver melhora a experiência do cliente no reabastecimento.

Posto de reabastecimento de hidrogénio
Posto de reabastecimento de hidrogénio

A Designworks e a Shell têm colaborado no desenvolvimento de um posto inovador de reabastecimento de hidrogénio. Uma unidade que irá melhorar a experiência de reabastecimento. Os veículos a hidrogénio têm-se revelado cada vez mais adequados para o uso diário e possuem potencial para se tornarem uma importante opção de transporte no futuro.

O novo design do posto de reabastecimento de hidrogénio deverá criar uma boa experiência nos condutores de hidrogénio quando o utilizam numa estação de serviço de reabastecimento. Uma boa experiência vai ajudar a incentivar a adoção do hidrogénio como combustível de transporte do futuro. Este inovador sistema de reabastecimento está a ser apresentado na Feira de Hanôver, na Alemanha, que decorre de 24 a 28 de abril de 2017.

Projetando para uma nova maneira de reabastecimento.

A Designworks, uma subsidiária do grupo BMW, projetou uma unidade de reabastecimento de hidrogénio aplicando o inovador e holístico processo de investigação e design da BMW ‘Fixstern’. Esta abordagem permite a inovação de produtos. “Um dos benefícios mais importantes do processo ‘Fixstern’ é poder criar um compromisso para um objetivo comum”, referiu Sonja Schiefer, do Estúdio de Designworks.

Oásis: Um novo conceito de reabastecedor de hidrogénio.

Os postos de reabastecimento de hidrogénio atualmente disponíveis no mercado baseiam-se nos modelos concebidos para os combustíveis convencionais. Para inspirar um mundo de energia limpa, a Designworks criou o Oásis, um conceito de reabastecedor que parte dos distribuidores de combustível em forma de ‘H’ ou ‘L’ atualmente no mercado e introduz uma nova tipologia de produto com um design em forma de ‘I’. Oásis inspira-se em formas naturais para criar uma baliza.

O design do posto de reabastecimento da Shell é extremamente simples, com todas as peças mecânicas invisíveis. Ao aproximar-se do posto de reabastecimento, o utilizador irá experimentar um sistema de orientação de luz, um ecrã de informação generoso e um bico inovador para reabastecimento.

O conceito de luz ajuda a orientar o fluxo geral de carros na estação, fornecendo informações precisas e claramente visíveis sobre a ocupação do posto de reabastecimento e o tempo de abastecimento restante. Foi desenvolvido um conceito conciso de comunicação gráfica para a o ecrã de interação na frente do posto, para fornecer informações claras e facilmente acessíveis. As informações permitem aos condutores acompanhar o tempo de reabastecimento e preço ou solicitar mapas para verificar os detalhes do percurso da viagem.

Para o bocal de reabastecimento, a equipa de projeto criou um novo mecanismo de recolha e montagem, que fornece uma maneira altamente intuitiva de remover e repor o bico. Para tornar a experiência de reabastecimento ainda mais confortável, foi integrado um ecrã diretamente no bocal guiando o condutor através do processo de reabastecimento passo a passo.

Oliver Bishop, gestor geral de hidrogénio da Shell referiu: “Os clientes estão no cerne do que fazemos. Temos o prazer de ter colaborado com a Designworks no desenvolvimento de um novo posto de reabastecimento de hidrogénio que nos permitirá oferecer aos clientes uma boa experiência de uso de hidrogénio. Não só fará o reabastecimento sem qualquer dificuldade, como também ajudará a tornar o combustível hidrogénio uma opção ainda mais atraente no futuro