Presidente da Comissão Europeia felicita Joe Biden como presidente eleito dos EUA

Ursula von der Leyen felicita Joe Biden pela eleição nas presidenciais dos EUA. A Presidente da Comissão Europeia lembra que está pronta para a cooperação nos domínios das alterações climáticas e na luta contra a COVID-19.

Presidente da Comissão Europeia felicita Joe Biden como presidente eleito dos EUA
Presidente da Comissão Europeia felicita Joe Biden como presidente eleito dos EUA. Foto: © UE

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, já felicitou Joe Biden pela sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA e referiu que aguarda com expectativa a oportunidade de se poder encontrar com ele o mais rapidamente possível.

A Presidente da Comissão Europeia referiu: “União Europeia e os Estados Unidos são amigos e aliados, os nossos cidadãos partilham os mais profundos laços. Juntos, construímos uma parceria transatlântica sem precedentes, enraizada na história comum e nos valores partilhados da democracia, liberdade, direitos humanos, justiça social e economia aberta. Esta parceria serviu de base à ordem internacional liberal assente em regras durante décadas e continua a ser um pilar de estabilidade, segurança e prosperidade de ambos os lados do Atlântico”.

“Com o mundo em constante mudança e o aparecimento de novos desafios e oportunidades, a nossa parceria renovada será particularmente importante”, acrescentou Ursula von der Leyen.

A Presidente da Comissão Europeia disse ainda que “a Comissão Europeia está pronta a intensificar a cooperação com a nova Administração e o novo Congresso para fazer face aos desafios prementes com que nos deparamos, nomeadamente: a luta contra a pandemia de COVID-19 e as suas consequências económicas e sociais, a luta conjunta contra as alterações climáticas, a promoção de uma transformação digital que beneficie as pessoas, o reforço da nossa segurança comum, bem como a reforma do sistema multilateral baseado em regras”.