Presidente da República reconhece contributo para o país nos 100 anos da Nestlé Portugal

Para celebrar centenário da Nestlé Portugal o Presidente da Republica visita Fábrica de Avanca e atribuiu condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva. A Nestlé é reconhecida pelo grande contributo para a economia nacional.

Presidente da República reconhece contributo para o país nos 100 anos da Nestlé Portugal
Presidente da República reconhece contributo para o país nos 100 anos da Nestlé Portugal

Em 2023 a Nestlé Portugal faz 100 anos. Uma data que o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, quis relevar com uma visita à unidade fabril em Avanca. Para comemorar o centenário a Nestlé lançou a campanha “Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte.” Uma campanha que faz referencia à confiança dos consumidores nos produtos da Nestlé.

O Presidente da República reconheceu o contributo económico e social que a empresa tem dado a Portugal tendo também em conta que “a Nestlé soube perceber os portugueses e hoje conhece o bem país. Continua a apostar em Portugal com uma certeza e confiança inabaláveis. Esta é uma Nestlé diferente das outras, nasceu com os portugueses, associando-se a um Prémio Nobel (Egas Moniz) que compreendia bem os problemas do país. Esta Nestlé exporta agora 65% do que produz e isso é muito importante para a economia portuguesa, sendo ainda um exemplo de futuro com responsabilidade social”.

A referência do Presidente a Egas Moniz deve-se a que o médico e Prémio Nobel da Medicina em 1949 deu visibilidade à sua terra natal, Avanca, o que fez que viesse para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa, inspirando-se em Henri Nestlé que em 1867 inventou a “Farinha Láctea”, quando na época havia uma taxa de mortalidade infantil muito elevada.

A Nestlé Portugal pretende continuar a projetar-se no futuro tendo como premissa que “o sucesso e reputação no país são em grande parte devidos ao reconhecimento e à confiança depositada em nós pelos consumidores”, referiu Anna Lenz, Diretora-Geral da Nestlé Portugal.

Para a Anna Lenz a empresa fabrica todos os dias os melhores produtos adaptados a toda as etapas da vida dos consumidores, “mas este é um trabalho que não podemos fazer sozinhos, contamos com o apoio de muitos parceiros de negócio ao longo da nossa cadeia de valor, desde os agricultores produtores de cereais no Alentejo, até aos retalhistas que nos ajudam a levar os produtos aos consumidores, pelo que a todos eles o nosso Muito Obrigado.”

A Nestlé possui uma história ligada ao desenvolvimento de produtos alimentares e de bebidas, com marcas icónicas como: CERELAC, NESTUM, SICAL, NESCAFÉ ou MAGGI. Marcas que contribuíram para a criação de uma estrutura sólida implantada no país, com investimentos contínuos, e que levaram a sucessivos crescimentos de volumes de produção na fábrica do Porto e na de Avanca.

Atualmente a Nestlé Portugal conta com mais de 2500 colaboradores. Em 2022, as vendas da empresa atingiram os 677 milhões de euros, e um investimento de 73 milhões de euros na sua operação. Nas fábricas do Porto e de Avanca a Nestlé fabrica um largo conjunto de marcas locais e internacionais, adaptadas aos gostos e conveniências dos consumidores portugueses, mas também apreciadas além-fronteiras, em mais de 60 países, para onde a empresa exporta mais de 60% da sua produção local.

No evento de celebração dos 100 anos da Nestlé Portugal estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, o Chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke e a Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz.

O Presidente da República atribuiu a condecoração de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial a Alfredo Manuel da Silva, que na longa carreira de mais de 44 anos no Grupo Nestlé trabalhou em diversos países onde “foi reconhecido como uma referência absolutamente unânime”.